Quais são os números de prótons Z?

Perguntado por: edias . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O número atômico (Z) equivale à quantidade de prótons – partícula subatômica com carga elétrica positiva – presente no núcleo do átomo de cada elemento químico. Esse numeral costuma aparecer do lado esquerdo do símbolo do elemento, subscrito no canto inferior.

O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.

Quais são os números de prótons (Z), de massa (A), de nêutrons (N) e de elétrons (E) de um átomo de potássio (3919K) em seu estado normal? Resposta: O número de prótons Z=19, e o número de massa, A=39, já estão indicados na representação (3919K).

Note que a partir dessa expressão, pode-se calcular também:

  1. Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n.
  2. Número de nêutrons: n = A - Z.

O número de prótons de um átomo é dado pelo número atômico (Z), o qual é posicionado sempre à esquerda da sigla do átomo, na parte inferior.

O próton é uma partícula subatômica, presente no núcleo do átomo, e de carga elétrica positiva. Sua carga elétrica real é de mesma intensidade que a da carga do elétron, aproximadamente 1,6 x 1019 C.

O número atômico é determinado conhecendo a quantidade de prótons ou de elétrons no átomo ou no íon. Como o número atômico equivale à quantidade de prótons, sabendo quantos prótons formam o núcleo de um átomo, automaticamente se obtém o valor de Z.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons.

Os elementos químicos são organizados na Tabela Periódica em sentido crescente de número atômico, começando pelo hidrogênio (Z = 1) e indo até o oganessônio (Z = 118). Por isso, é fácil identificar os números atômicos de cada elemento na Tabela Periódica.

PARTÍCULASÍMBOLO
No núcleoprótonp
neutronn
Na eletrosferaelétrone-

O elemento químico Potássio possui símbolo atômico K, número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons) e massa atômica 39 u.

Um elemento químico é conceituado como um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), isto é, a mesma quantidade de prótons no núcleo.

Nêutron (n0)

PartículaSímboloMassa
Nêutrons01n1 u ou1,67494 x 10-24 g
Prótons11p1 u ou1,67494 x 10-24 g
Elétrons-10e0 ou9,10939 x 10-28 g

Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z). O número de nêutrons é representado pela letra n.

Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Já nos íons a uma preponderância de um deles: se o número de prótons é maior que o de elétrons, o íon é positivo; caso contrário, é negativo.

Conforme a organização dos elementos químicos na tabela periódica, o número de massa aparece na parte superior, do lado esquerdo ou direito do símbolo do elemento. Já o número atômico (Z) fica posicionado sempre à esquerda e na parte inferior.

Os íons são espécies químicas que possuem carga elétrica e são formados por átomos neutros ao receberem ou perderem seus elétrons. O NaCl é um composto iônico formado pelo íon positivo sódio e pelo íon negativo cloro.