Quais são os nomes dos ventos?

Perguntado por: rcarvalho7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos
  • TRAMONTANA (vento do norte) ...
  • GREGAL (vento do nordeste) ...
  • LEVANTE (vento do leste) ...
  • SIROCO (vento do sudeste) ...
  • AUSTRO (vento do sul) ...
  • GARBINO (vento do sudoeste) ...
  • PONENTE (vento do oeste) ...
  • MISTRAL (vento do noroeste)

Vendaval : vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas. Willy-willy : nome que os ciclones recebem na Austrália e demais países do sul da Oceania.

Os gregos distinguiam quatro divindades básicas do elemento ar, nascidas de Eos (a Aurora) e Astreu (o Céu estrelado): Bóreas, o vento Norte, Zéfiro, o vento Oeste, Euro, o vento Leste, e Noto, o vento Sul.

Perguntas e respostas sobre o que são e os tipos de ventos, como os alísios e contra-alísios, ciclones, monções, furacões e tufões.

Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

Ventos alísios e contra-alísios
O ar mais frio e, portanto, mais denso, proveniente das regiões polares desloca-se em direção a zona equatorial, para ocupar o lugar deixado pela massa de ar quente que subiu.

Durante a noite, o mar fica mais quente do que a terra (já percebeu que de noite a água do mar fica quentinha?), o que faz o vento soprar da terra para o mar, gerando a brisa terrestre ou vento terral.

O vento é classificado segundo a Escala Modificada de Beaufort, onde se observa escala zero para velocidades abaixo de 1,8 km/h e escala de categoria 12 para velocidades cima de 120 km/h. A seguir, a Escala de Beaufort para velocidade de rajada de vento.

Ventos são movimentos de massas de ar de áreas com pressões atmosféricas mais altas com direção às mais baixas, variando de acordo com altitude, relevo e localidade. Ventos são importantes para a dinâmica natural do planeta, a qual envolve o clima, relevo, formação de chuvas, entre outros fatores.

Ventos alísios de nordeste – no hemisfério norte sopram de nordeste para sudoeste. Ventos alísios de sudeste – no hemisfério sul sopram de sudeste para noroeste.

O Nome do Vento (em inglês: The Name of the Wind) é um livro de fantasia escrito pelo norte-americano Patrick Rothfuss, o primeiro da série intitulada A Crônica do Matador do Rei. Publicado no Brasil em 2009, pela Editora Arqueiro.

Brisa – É um vento fraco e agradável. Pode ser marítima ou terrestre. A brisa marítima ocorre durante o dia e se desloca do mar para a terra.

A Pombogira 7 ventos, faz parte de uma hierarquia dos ventos ligado ao mistério do ar, assentado a esquerda do trono da lei na 5ª vibração divina. Sobre a guarda da Divina Mãe Iansã.

Éolo

Éolo era o responsável pelo controle das tempestades, pois Zeus, "pai dos deuses e dos homens", supervisor do universo e deus do céu e do trovão, havia lhe dado o poder de acalmar e provocar os ventos à sua vontade. E foi assim porque Zeus deu a Éolo o poder de controlar os Anemoi, os deuses do vento.

Durante a Idade Média, esses rumos ganharam nomes relacionados com as localidades próximas ao Mediterrâneo: Tramontana (norte), Greco (nordeste), Levante (leste), Siroco (sudeste), Ostro (sul), Libeccio (sudoeste), Ponente (oeste) e Maestro (nordeste).

Vento é o ar em movimento sobre a superfície da Terra. Ele move-se em um espectro de vórtices que variam na escala de turbulência visível na fumaça de cigarros até movimentos giratórios de dimensões continentais, como os existentes nos ciclones e anticiclones.