Quais são os nomes de Jeová?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Veja alguns exemplos:

  • Jeová Jireh. Significado: "O Senhor Proverá", do original Yahweh-yir'eh - Gênesis 22:14. ...
  • Jeová Rafah. ...
  • Jeová Nissi. ...
  • Jeová Shamah (Shammah ou Samá) ...
  • Jeová Shalom. ...
  • Jeová Sabaote (Sabaot, Sabaoth ou Tzevaoth) ...
  • Jeová Tsidkenu (ou Tsidquenu) ...
  • Jeová Elohim Yisra'el.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Ele é o Ser Supremo do universo. Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão.

Quantos são? O último relatório mundial da organização, de 2018, indica 8.579.909 testemunhas de Jeová, distribuídas por 119.954 e com pregações em 240 países.

Jeová Jireh – O Senhor Proverá! Jeová Nissi – O Senhor é a Minha Bandeira! Jeová Rafá – O Senhor que Cura!

As quatro(4) qualidades principais de Jeová Deus são:

  • Justiça.
  • Poder.
  • Sabedoria.
  • Amor.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Significado de Javé
substantivo masculino [Religião] Deus, ser absoluto e sobrenatural que, no Antigo Testamento e segundo o cristianismo, está acima de todas as coisas; Iavé, Jeová. [Gramática] Palavra que deve ser grafada com a inicial maiúscula. Etimologia (origem da palavra javé). Do hebraico Yahweh.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Assim, o termo "Elohim", que significa Deus, começou a substituir Yahweh, a fim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros. Ao mesmo tempo, o nome divino era considerado sagrado demais para ser pronunciado.

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Os seguidores dessa religião acreditam em um Deus único chamado Jeová e são seguidores de seu filho, Jesus Cristo.

O movimento religioso conhecido como Testemunhas de Jeová é uma religião cristã. Seus adeptos seguem Jesus Cristo e adoram exclusivamente a Jeová. O nome “Testemunhas de Jeová” apoia-se em um trecho bíblico no qual Jeová pede aos fiéis que sejam suas testemunhas e que preguem suas doutrinas.

Em português, a Bíblia Sagrada de João Ferreira de Almeida, primeira Edição Original, de 1693 empregou aproximadamente 6.800 vezes a forma JEHOVAH, como se pode ver nas reimpressões, de 1693, 1750, 1812, 1860, 1870, 1890.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Sua tradução em Português é Deus. Chamar Deus de Deus ou de Elohim é a mesma coisa. Deus entende todas as línguas!