Quais são os nomes das madeiras?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Espécies de madeiras brasileiras

  • Angelim-pedra (Hymenolobium) ...
  • Cedro (Cedrela odorata e ainda Cedrela brasiliensis) ...
  • Cerejeira (Amburana Caerensis) ...
  • Cumarú (Dipteryx Odorata) ...
  • Curupixá (Micropholis Venulosa) ...
  • Freijó (Cordia goeldiana) ...
  • Goiabão (Pouteria Pachycarpa) ...
  • Ipê (Tabebuia)

Tipos de madeira: Conheça as principais espécies da madeira brasileira

  • Angelim-pedra (Hymenolobium):
  • Pinus (Pinus elliottii Engelm):
  • Cedro (Cedrela odorata e ainda Cedrela brasiliensis):
  • Madeira Marupá (ou Caixeta):
  • Cerejeira (Amburana Caerensis):
  • Carvalho Brasileiro (Euplassa cantareirae Sleumer, Proteaceae):

Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Mogno Brasileiro

O Mogno Brasileiro é uma das madeiras de lei mais cobiçadas do país e considerada uma das melhores do mundo. Infelizmente, ele está ameaçado de extinção, e é por isso sua exploração para fins comerciais é restrita.

A madeira mais cara vem de uma das árvores mais raras do mundo, a Madeira Negra Africana. Ela é usada principalmente para fazer instrumentos musicais de sopro, e seu valor chega a 25 mil dólares por metro cúbico!

As principais madeiras certificadas em reflorestamento são das espécies Pinus e os lenhos provenientes de eucalipto e teca. Na Amazônia, o ipê e o cedro são exemplos de espécies nativas que recebem o selo. Todo o percurso da madeira certificada pode ser acompanhado até a sua origem.

Dureza: a dureza de uma madeira é o que dá resistência mecânica ao material. Além disso, as madeiras duras costumam ser mais resistentes à umidade e são menos propensas a rachaduras. Exemplos de madeira dura são angico, angelim, muirapiranga, sucupira, etc.

A madeira de balsa, por exemplo, é considerada uma das madeiras mais leves do mundo e, no entanto, é classificada como madeira dura. Em vez disso, a madeira pode ser classificada como madeira dura ou madeira macia, dependendo de suas características físicas.

Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.

A madeira comum tem a vantagem de apresentar um valor comercial mais baixo. Outra vantagem é que é um material sustentável! Dois exemplos bastante utilizados desse tipo de madeira é o pinus e o eucalipto!

Ipê

Madeira Ipê
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

É a mais leve madeira de uso comercial que existe. É produzida pelo pau-de-balsa, também chamado pau-de-jangada ou pata-de-lebre. Os tipos mais leves pesam cerca de 48kg/m³ Isto equivale a um terço do peso da cortiça.

As principais espécies de madeiras que são resistentes ao ataque de cupins são: eucalipto, cedro, peroba, jacarandá, ipê e garapeira.

Cores de madeira escura
Cumarú, Ipê e o Carvalho Americano são algumas das espécies de árvores que apresentam essa tonalidade mais escura.