Quais são os nomes das galáxias?

Perguntado por: candrade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Galáxias visíveis a olho nu

GaláxiaMagnitude AparenteConstelação
Pequena Nuvem de Magalhães (NGC 292)2.7Tucana
Galáxia de Andrômeda (M31, NGC 224)3.4Andrômeda
Galáxia do Triângulo (M33, NGC 598)5.7Triangulum
Centaurus A (NGC 5128)6.84Centaurus

M83

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.

Quantas galáxias conhecemos de acordo com o Telescópio Hubble. De acordo com a Agência Canadense, astrônomos que estudaram as imagens feitas pelo Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

Apesar das variações nas estimativas dos especialistas, eles acreditam que existam entre 100 e 200 bilhões de galáxias no universo observável, formadas por bilhões de estrelas.

galáxia de Andrômeda

A galáxia de Andrômeda é uma vizinha da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Porém, não se engane: apesar de ser a que está mais próxima a nós, ela dista cerca de 2,5 milhões de anos-luz, ou seja… 2,5 x 9.460.800.000.000 km!

a Via Láctea

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

Tipos de galáxias. As galáxias diferem bastante entre si, mas a grande maioria têm formas mais ou menos regulares quando observadas em projeção contra o céu; Hubble identificou três tipos básicos: elípticas, espirais e irregulares.

A galáxia foi batizada de "The Sparkler" pela grande luz que emite e está localizada na constelação de Volans, a nove bilhões de anos-luz de distância de nós, ou seja, vemos hoje em dia como era sua composição há nove bilhões de anos, quatro bilhões após o Big Bang.

Se os dados forem confirmados por observações futuras, HD1 superaria a GN-z11, a galáxia mais antiga conhecida em cerca de 100 milhões de anos. HD1 seria considerado a entidade astronômica mais antiga e mais distante conhecida.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.

O Sol

O Sol é a estrela central do sistema solar. Todos os outros corpos do sistema solar, como planetas, planetas-anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. O Sol é responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar.

A escura e pequena galáxia na periferia da Via Láctea pode ser a menor conhecida no universo, dizem os astrônomos. Conhecida como Segue 2, termo na língua inglesa, a galáxia anã é composta de apenas mil estrelas unidas por um aglomerado de matéria escura.