Quais são os nomes das 3 caravelas de Colombo?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Santa Maria, Pinta e Niña são as três caravelas em que Cristóvão Colombo navegava quando aportou no continente americano, em 1492.

Com o apoio da coroa espanhola, Colombo organizou três embarcações (duas caravelas e uma nau) para a sua expedição: Niña e Pinta (caravelas) e Santa María (nau). Essa expedição zarpou de Palos de la Fronteira, em 3 de agosto de 1492, em direção ao oeste.

Em 1500, partiram de Lisboa 13 caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral.

Resposta: O nome das três caravelas são : Caravela Santo Antônio; Caravela São Pedro e Caravela Nossa Senhora Anunciada.

nau São Gabriel

História. Até hoje paira uma grande dúvida sobre a célebre nau São Gabriel. Esta nau, que foi a embarcação-capitânia (nau de comando) da pequena frota de Vasco da Gama, foi utilizada por Pedro Álvares Cabral para comandar a frota que veio ao Brasil em 1500?

A frota de Cabral era formada por nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Caravela Santo Antônio; Caravela São Pedro e Caravela Nossa Senhora Anunciada.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Oficialmente, considera-se que o descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500, quando 13 embarcações lideradas por Pedro Álvares Cabral aportaram na região que hoje corresponde ao Sul da Bahia.

A Réplica da Caravela da Anunciação, embarcação utilizada na esquadra de Pedro Álvares Cabral, está em exposição permanente em um deque na Lagoa do Taquaral, no Parque Portugal. Essa réplica começou a ser construída na década de 1970 e hoje é um dos grandes atrativos turísticos e cartões postais da cidade de Campinas.

No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só que no ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegava às terras de "Vera Cruz", que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Ele chegou próximo à região de Porto Seguro, no estado da Bahia.

Foi o Navio Tartaruga, este foi desenvolvido com laminados de ferro. Por volta de 2 000 a.C., a Civilização Minoica em Creta tinham evoluído nos exercícios de um controle efetivo da área naval, na parte leste do Mediterrâneo.

Cabral chega ao Brasil
No entardecer do dia 22 de abril, ancorou em frente a um monte, batizado de Pascoal, no magnífico cenário do litoral Sul do atual estado de Bahia.

Esta pergunta hoje nos parece óbvia, pois aprendemos que a América foi descoberta por Colombo em Outubro de 1492 e, avistada por Cabral em Abril de 1500.

Monte Pascoal

O primeiro ponto avistado pelos portugueses foi o Monte Pascoal, localizado a 60 quilômetros de Porto Seguro. O local, próximo ao município de Itamaraju, em Porto Seguro, recebeu este nome por ter sido visto na época de Páscoa do ano de 1500.

O litoral onde Cabral aportou, correspondendo hoje ao litoral da Bahia, era ocupado por duas nações indígenas do grupo linguístico tupi: os Tupinambás e os Tupiniquins. Mais para o interior, estavam os Aimorés. Rota seguida por Cabral de Portugal para a Índia em 1500 (em vermelho) e a rota de retorno em (azul).