Quais são os níveis organizacionais e explique cada um deles?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas: Estratégico; Tático; Operacional.

No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional. O primeiro (estratégico) refere-se àquele conduzido pela cúpula da empresa, ou seja, por seus diretores. Em outras palavras, pelo nível mais elevado dentro da hierarquia da organização.

Planejamento estratégico: orienta a visão estratégica do departamento a longo prazo; Planejamento tático: desdobra a visão em planos de ações para resultados a médio prazo; Planejamento operacional: transforma os planos e metas em ações reais, ou seja, executa os planos de ação desenvolvidos no nível tático.

As organizações podem ser divididas em diferentes níveis – estratégico, administrativo, de conhecimento e operacional – e em áreas funcionais, tais como vendas e marketing, fabricação, finanças e contabilidade. Os sistemas de informação atendem a esses níveis e a essas funções, como demonstra a figura acima.

O nível estratégico pode ser definido como aquele que determina as estratégias da empresa. Este tipo de planejamento auxilia na obtenção da visão, missão, bem como dos valores da mesma. Além de colaborar com a concepção dos objetivos e análise de fatores internos e externos.

E o nível estratégico é aquele onde serão definidas metas específicas guiadas pelo objetivo maior. Isso significa que o planejamento estratégico é aquele que deve focar no longo prazo. Esse planejamento não é feito apenas para um determinado departamento, mas abrange toda a organização.

O nível tático é o nível de execução de tudo que foi planejado no nível estratégico”.

A estrutura organizacional é essencial para que a empresa organize seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis. Com isso claro, é mais fácil para que seus funcionários desempenhem de forma a atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

Existem, basicamente, 3 tipos de planejamento organizacional: o estratégico, o tático e o operacional.

Operacional. Esse nível hierárquico é formado por chefes de equipe e supervisores. O Administrador Operacional tem o papel de extrair o máximo das habilidades do colaborador, por meio de ferramentas administrativas oferecidas.

Tático: balanço da agência, dashboard, curva ABC de clientes e produtos, etc; Estratégico: Curva ABC de agências, cidades e regiões, desempenho de produtos, desempenho do banco x desempenho do mercado, etc.

Estratégico. É o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.

Os recursos organizacionais sejam materiais, financeiros, humanos ou mercadológicos requerem complexos processos de administração. Todos precisam ser captados do ambiente, aplicados internamente dentro do sistema, mantidos, desenvolvidos e controlados, para que o sistema seja eficiente e eficaz.

Existe uma variedade de recursos empresariais, porém os mais importantes são os tangíveis, os intangíveis e os humanos.

No nível organizacional estratégico são tomadas decisões que podem mudar os rumos da organização, estabelece-se sua missão e visão, bem como os valores, que serão direcionadores do comportamento.

O nível operacional é o nível hierárquico mais baixo – de base de pirâmide, mais que assim como os anteriores realizam papéis importantíssimos na rotina das organizações e, talvez, os que exigem mais atenção aos detalhes na hora da sua execução. Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc.

Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas. Se o empreendedor quer tomar as rédeas da sua empresa, precisa domar essas habilidades e ser estratégico nas suas decisões.

O nível operacional é executado pela equipe de profissionais na empresa em sua rotina diária. Assim, tem como objetivo colocar em prática o que foi proposto no Planejamento Tático em um curto período de tempo (geralmente entre 3 meses e 1 ano).

Ou seja, é a definição dos passos que a empresa deverá dar para concretizar a sua Visão. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.

Por isso, os 3 principais tipos de planejamento estratégico são:

  • O operacional;
  • O tático;
  • E o estratégico.