Quais são os níveis de leitura na alfabetização?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

Discuta com os alunos buscando a atenção deles para a idéia principal do texto, bem como seus desdobramentos. Tal estratégia encoraja os alunos a ler nas entrelinhas, deduzindo o sentido das expressões desconhecidas, e relacionar várias partes do texto; O professor deve ter como foco principal a compreensão.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

O Ciclo de Leitura se caracteriza por uma série contínua de momentos voltados à promoção do livro e das leituras constituídas por ações de compartilhamento de fruição literária, diálogos e leituras de mundo, como meio de estímulo e fortalecimento do hábito da leitura.

Para isso, Ferreiro e Teberosky (1999) introduzem quatro níveis de hipóteses de escrita pelos quais as crianças percorrem durante o processo de obtenção da língua escrita. Sendo tais: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética que serão pautados em subtemas neste tópico.

As 5 etapas do desenvolvimento da leitura

  • Leitura inicial ou decodificação. Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. ...
  • Fluência. ...
  • Ler para aprender. ...
  • Pontos de vista diferentes. ...
  • Consolidação.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.
  • Tipos de leitura em sala de aula.
  • 1 - Leitura feita em voz alta pelo professor. Nesse tipo de prática, o objetivo é aproximar as crianças do mundo das histórias e proporcionar o prazer através das narrativas. ...
  • 2 - Leitura individual. ...
  • 3 - Leitura compartilhada.

Leitor iniciante: crianças a partir dos 6 anos de idade. Neste momento, elas estão iniciando sua alfabetização, por isso são indicados livros que apresentem textos simples e narrativas lineares, ou seja, com início, meio e fim. É importante também que eles estimulem a imaginação, a inteligência e as emoções da criança.

Os modos de ler na infância podem variar de acordo com: a natureza e o suporte dos textos a serem lidos – visuais, verbais, orais, audiovisuais, impressos em livros, revistas, embalagens, nos brinquedos, nas telas, teclados; os propósitos do leitor criança em relação ao texto que toma para ler – para se divertir, se ...

A leitura é uma atividade complexa que requer o envolvimento de diferentes aspectos cognitivos, sociais e culturais, para sua realização. Para tal, dois processos são considerados fundamentais: a decodificação e a compreensão.