Quais são os níveis de leitura?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica.

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  1. fluência de leitura em voz alta;
  2. quantidade de páginas lidas por semana;
  3. variedade das leituras escolhidas;
  4. compreensão de texto.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

– Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

O QUE É LEITURA DELEITE? É ler pelo simples prazer de ler! Sem objetivos didático-pedagógicos, sem a “obrigação” de trabalhar em aula sobre o que foi lido

Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

Pois é, existem tipos de leitura!
...
Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Saiba como calcular a velocidade da leitura

  1. Escolha o trecho de um livro de sua preferência;
  2. Marque um minuto no relógio;
  3. Inicie o cronômetro e comece a ler;
  4. Quando o tempo de 1 minuto encerrar;
  5. Conte o número de palavras lidas.

Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.

As 5 etapas do desenvolvimento da leitura.

Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Níveis de escrita – pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. É passo a passo, degrau a degrau, que a criança em fase de alfabetização desenvolve a capacidade de escrever.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.

Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.

Segundo seus adeptos, uma pessoa com ritmo normal consegue ler de 200 a 400 palavras por minuto, compreendendo aproximadamente 60% daquilo que foi lido. Um leitor rápido, por sua vez, lê de 400 a 700 palavras por minuto.