Quais são os níveis de cargos?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Conheça a classificação para cada nível profissional: Júnior: são recém-formados na faculdade e costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional. Pleno: possuem pós-graduação ou MBA e seu nível de experiência pode variar entre 5 a 9 anos. Sênior: assume a função de gestor e líder de equipes e projetos.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

Brasileiros e brasileiras já têm em outubro um compromisso marcado: as Eleições 2022. Este ano, cinco cargos estão em disputa para serem escolhidos como os representantes políticos do povo: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Classe: é um agrupamento de cargos da mesma profissão e de igual padrão de vencimento. Ou seja, possuem as mesmas atribuições, responsabilidades e vencimentos. Carreira: já a carreira é um conjunto de classes, da mesma profissão, escalonadas segundo os padrões e vencimentos.

O cargo serve para orientar o nível do trabalho, assim como as responsabilidades; ao passo que a função, por sua vez, oferece uma ideia geral sobre o trabalho. Na prática, um exemplo de função pode ser Gerente de Projeto de Construção, e um exemplo de cargo para essa função é Engenheiro Civil.

Na maior parte das organizações, as diferentes funções de trabalho são divididas em setores, onde cada colaborador costuma ter um cargo e função. Essa divisão é importante para que os funcionários de uma empresa saibam quais são os seus objetivos e o que se espera que entreguem.

Pleno: possuem pós-graduação ou MBA e seu nível de experiência pode variar entre 5 a 9 anos. Sênior: assume a função de gestor e líder de equipes e projetos. Por esse motivo, seu nível de experiência no mercado precisa ser altíssimo, superando os 10 anos em muitos casos.

Acima do nível sênior está o nível master. Normalmente, é um profissional com mais de 15 anos na área e uma ou mais pós-graduação.

Grande parte das empresas categorizam a carreira de um profissional como: estagiário, júnior, pleno, sênior e master. De acordo com as informações do site de empregos Vagas essa classificação se dá por tempo de atuação na carreira junto com o nível de escolaridade.

Geralmente, não há nenhuma diferença entre encarregado e supervisor. São apenas maneiras distintas de nomear a mesma categoria profissional.

Por exemplo, os analistas, que atuam mais próximos de supervisores e assistentes, e os superintendentes, que estão hierarquicamente ligados aos aos gerentes e aos diretores da empresa.

Nível pleno
Aqui , o profissional precisa ter maior maturidade e também mais capacidade de tomar de decisões, o que era raramente é exigido no nível júnior. No nível pleno normalmente estão profissionais que têm entre 5 e dez anos de experiência.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

A sequência correta dos níveis de organização dos seres vivos é: Átomos (IV), Moléculas (III), Células (VII), Tecidos (V), Órgãos (VI), Sistemas (II) e Organismo (I).

Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.

Afinal o que é classe e o que é nível quando se fala de promoção e progressão de servidor público? Diz-se que classe é a progressão vertical e nível é enquadramento horizontal.

Nível Salarial – são os valores que expressam o salário base dos 12 níveis hierárquicos de cada classe.

A estrutura de cargos e salários determina a evolução dos colaboradores na empresa, em relação aos seus requisitos, funções e salários. Ela abrange a descrição dos cargos, definição de requisitos comportamentais e técnicos das atividades de cada funcionário, avaliação dos cargos e definição da remuneração e benefícios.

Acesse o portal de busca CBO do Ministério do Trabalho e, ao digitar um título como palavra-chave na consulta CBO, o Ministério apresenta todos os cargos relacionados à função. Para conferir a descrição de cada resultado encontrado, basta clicar em cima do nome do cargo.

Os níveis hierárquicos são importantes para determinar a forma de organização. Eles determinam quais são as responsabilidades e as funções que devem ser desempenhadas por cada pessoa dentro de uma organização ou de um órgão administrativo.