Quais são os níveis de alfabetização Segundo Emília Ferreiro?

Perguntado por: upeixoto2 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico.

Níveis de escrita – pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético

  • Nível pré-silábico: desenhos e rabiscos de letras.
  • Nível silábico: correspondência e organização.
  • Nível silábico-alfabético: relacionando sílabas e letras.

As fases de aquisição da escrita, segundo Emília Ferreiro, são:

  • fase pré-silábica.
  • fase silábica.
  • fase silábica-alfabética.
  • fase alfabética.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

A criança não diferencia letras de números. Demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala. Nesse momento, muitas crianças acreditam que, para escrever uma palavra, são necessárias pelo menos três letras (critério da quantidade mínima de caracteres).

No nível pré-silábico, a criança percebe que a escrita representa o que é falado. Geralmente suas reproduções são feitas através de rabiscos e desenhos, pois ainda não conseguem relacionar as letras.

Para os alunos silábico-alfabéticos, você pode oferecer um banco com as palavras para completar a cruzadinha. O desafio é ler e encontrar as palavras que se encaixam na cruzadinha. As crianças adoram fazer cruzadinhas. Elas proporcionam muita reflexão sobre a escrita alfabética.

Faça o teste e saiba qual o nível de alfabetização do seu filho (...

  1. PRÉ-SILÁBICO. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. ...
  2. SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. ...
  3. SILÁBICO-ALFABÉTICO. ...
  4. ALFABÉTICO.

1. Relativo às sílabas. 2. Diz-se da escrita em que cada sílaba é representada por um sinal.

No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Relativamente muitas crianças de 4 a 6 anos de idade ainda não sabem escrever, mas ao escrever percebem que na sua escrita a um valor sonoro convencional das palavras mesmo não compreendendo este sistema. As crianças começam a desenvolver sua escrita antes mesmo da fase escolar ou alguém colocar um lápis em sua mão.

Hipótese pré-silábica
Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

Na fase alfabética parcial(semi-fonética), as crianças acumulam mais conhecimentos sobre o sistema de escrita e passam a utilizar conexões fonológicas parciais para ler e escrever palavras, como a primeira e a última letra.

Quando as crianças passam a usar uma letra para representar cada emissão sonora levando em conta o som da vogal ou da consoante, elas desenvolvem a chamada hipótese silábica com valor sonoro.

O papel das emoções na leitura está ligado aos três níveis básicos de leitura como: níveis sensorial, emocional e racional.

No entanto, estudos indicam que aprender a ler muito cedo pode trazer mais prejuízos do que vantagens para as crianças. Dentre eles, aumento da frustração, dificuldades de aprendizagem, ansiedade, entre outros.