Quais são os não metais?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato. O hidrogênio, muitas vezes, também é listado nesse grupo.

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Só existem sete não-metais conhecidos , o que contrasta com mais de 80 metais, mas são os não-metais que constituem a maior parte da Terra, em especial das suas camadas exteriores. Os organismos vivos são compostos quase exclusivamente por não-metais.

Não metais

  1. Não apresentam aspecto brilhoso;
  2. Não são maleáveis e dúcteis;
  3. Não são bons condutores de eletricidade e calor, por isso são usados como isolantes;
  4. Apresentam baixos pontos de ebulição e fusão, sendo normalmente encontrados na natureza no estado gasoso e líquido.

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.

São encontrados na natureza nos três estados físicos da matéria: sólido (Iodo, Carbono, Fósforo, etc.), líquido (Bromo) e gasoso (Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, etc.).

Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios). Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados.

Tipos de Metal
Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro, e os não-ferrosos.

Introdução. Existem sete semimetais conhecidos: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po).

METAIS, NÃO METAIS E SEMIMETAIS
Inicialmente, Lavoisier dividiu os elementos em Metais e Não Metais e estabeleceu as principais regras de nomenclatura, dando símbolo aos elementos.

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio. Os elementos químicos do grupo dos gases nobres da Tabela Periódica são aqueles que estão localizados na família 18 ou, conforme notação mais antiga, família 8 A.

Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

O lítio é conhecido por ser o elemento de símbolo “Li” na tabela periódica. Ele pertence à família dos metais alcalinos. Como os demais elementos do seu grupo, ele nunca ocorre em seu estado nativo na natureza!

Os ametais ou não-metais são os mais abundantes na natureza, são: carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.

Metais na Tabela Periódica
Metais alcalinos (grupo 1): lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Metais alcalinoterrosos (grupo 2): berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra).

Os gases nobres são elementos químicos inertes ou estáveis que são encontrados na natureza na forma de gases monoatômicos. Os gases nobres são todos os elementos químicos que compõem a família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica.

Os metais que estão presentes no sino são: Prata, Mercúrio, Cobre, Ouro, Ferro, Estanho e Chumbo.