Quais são os movimentos repetitivos do autismo?

Perguntado por: iibrahim3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
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Movimentos repetitivos no autismo são um tema recorrente e controverso. Segundo a literatura médica, as estereotipias são movimentos repetitivos que as pessoas autistas têm. E eles podem envolvem questões motoras mais evidentes, como balançar a mão com com alta frequência.

Comportamentos repetitivos são comportamentos ligados à repetição, rigidez e invariância. Eles incluem tanto comportamentos motores quanto verbais repetitivos, comportamentos sensoriais incomuns, interesses restritos, fixos e intensos.

Aqui, vamos nos atentar, principalmente, ao lobo frontal e temporal, que segundo estudos são os mais afetados pelo autismo. O lobo frontal caracteriza-se por apresentar áreas de extrema importância funcional, como a área motora e pré-motora e área de Broca (relacionada à linguagem).

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.

A leitura precoce ou altas habilidades em crianças pequenas também são sinais que podem ser confundidos com autismo. Pode ser que a criança tenha hiperlexia, quando lê muito cedo ou mostra outros sinais de alta inteligência, mas também apresenta outras dificuldades, como na comunicação.

Seus resultados podem ser sustentados pelo EEG e exames de imagem cerebral funcionais, a exemplo de: Tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) Tomografia por emissão de fóton único (SPECT)

balançar as mãos (também conhecido como “flapping”) bater os pés no chão ou em algum objeto próximo. girar objetos ou girar em volta do próprio corpo. cruzar e descruzar as pernas muitas vezes.

Bater cabeça; Bater o próprio corpo; Roer unhas; Balançar o corpo.

Marcos motores
O desenvolvimento motor tem sido frequentemente implicado como um “biomarcador” precoce de autismo. Existem estudos que apontam que a análise do sentar, engatinhar, ficar em pé e andar nos primeiros meses de vida já podem indicar padrões atípicos de movimento.

Comportamentos repetitivos e rígidos
Pessoas autistas também insistem nas mesmas coisas, sendo inflexíveis a mudanças na rotina e rituais familiares. Por exemplo, se a família celebra o Natal de uma forma específica, elas esperam que esse ritual seja mantido todos os anos.

Já as estereotipias motoras (que envolvem repetição de movimentos), as mais comumente observadas são: andar na ponta dos pés, girar objetos, balançar as mãos, balanço do corpo ou da cabeça, fungar, girar objetos em direção aos olhos ou manipular de forma não funcional, colocar objetos na boca e andar de um lado para ...

Olhar lateralizado em autistas refere-se a um comportamento em que os indivíduos com autismo evitam o contato visual direto e preferem fixar o olhar em objetos periféricos ou em outras direções, em vez de olhar diretamente nos olhos das pessoas durante interações sociais.

As principais estruturas cerebrais que foram relacionadas ao autismo incluem o cerebelo, a amígdala, o hipocampo, o corpo caloso e o cíngulo. Embora esses achados envolvam o sistema límbico e o cerebelo, poucos dados de RM ajudaram a explicar o envolvimento neocortical no autismo.

O autismo é dividido nos níveis leve, moderado e severo, conforme a autonomia da pessoa, sua necessidade de ajuda e a intensidade das características do autismo. O Fique por Dentro desta semana aborda brevemente os três níveis de autismo.

Os primeiros sinais de autismo
É comum que o autista mostre menos interesse em se comunicar. Em alguns casos, o bebê não fala mesmo após um ano de idade. Já outros demonstram habilidades comunicativas e sociais no começo, mas entre 15 e 24 meses começam a regredir e perdê-las.

O diagnóstico do autismo costuma ser durante os 2 ou 3 anos. Pois é durante esta fase que a criança começa a desenvolver mais interação com o mundo ao seu redor. Ainda assim, é preciso manter um olhar atento a algumas características do autismo que podem ter passado durante os seus primeiros anos de vida.

Autismo nível 1: no mais leve, apresenta-se dificuldade de organização, planejamento e relacionamento. Autismo nível 2: existe maior dificuldade na comunicação, tanto a verbal quanto a não-verbal e as relações sociais ficam mais prejudicadas.