Quais são os microrganismos que podem causar doenças?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Como citado anteriormente, os microrganismos patogênicos mais comuns, que podem ocasionar doenças (decorrentes de infecções e intoxicações) são as bactérias, os fungos e os vírus. A forma de contaminação pode ocorrer de forma cruzada, por insetos, pela água, alimentos mal cuidados, etc.

Os microrganismos podem ser encontrados em qualquer lugar, na água, no solo, na pele e no trato digestivo de animais. A flora intestinal saudável, por exemplo, é formada por bilhões de microrganismos. Em locais que foram esterilizados não existem esses seres, já que esse processo destrói as formas de vida microbiana.

- Bactérias – Salmonella, Shigella, Campylobacter e E. coli; - Parasitas – Giardia, Trichinella; - Vírus – Hepatite A, Norovírus.

Em geral, os microrganismos mais presentes nos alimentos são as bactérias, os bolores e as leveduras.

Microrganismos, como o próprio nome diz, são seres vivos bastante pequenos, que só podem ser vistos individualmente com o auxílio de equipamentos específicos, como o microscópio.

- A presença de pragas domésticas; - Instalações, utensílios e equipamentos mal higienizados; - O contato de alimentos com produtos químicos ou com outros alimentos contaminados; - O homem, quando não toma os cuidados básicos de higiene.

Separamos as sete principais doenças causadas por fungos.

  1. Onicomicose. É uma infecção fúngica das unhas, e pode ser considerada uma doença bem difícil de tratar. ...
  2. Candidíase.
  3. Rinossinusite.
  4. Histoplasmose.
  5. Aspergilose e sinusite fúngica.
  6. Meningite fúngica.
  7. Pneumocistose.

Uma microbiota alterada pode estar relacionada a doenças como colite, infecções oportunistas e até câncer. No caso de infecções, doenças inflamatórias e câncer, muitos de seus efeitos estão associados à capacidade da microbiota em modular a inflamação e a imunidade”, explica Trinchieri.

As pessoas podem ingerir micro-organismos ao tomar água contaminada ou consumir alimentos contaminados. Elas podem inalar os esporos ou poeira contaminados ou inalar gotículas provenientes da tosse ou dos espirros de outra pessoa.

A maior concentração dessa vida microscópica está nas profundezas de nossos intestinos, onde há pouca presença de oxigênio.

  • Enterococcus faecium – infecções hospitalares em geral.
  • Staphylococcus aureus – infecções cutâneas e sanguíneas, pneumonia.
  • Helicobacter pylori – úlceras no estômago e câncer.
  • Campylobacter spp. – diarreia.
  • Salmonellae – diarreia.
  • Neisseria gonorrhoeae – gonorreia.

Entre as mais comuns estão:

  • Salmonelose;
  • Infecção por Escherichia coli;
  • Contaminação por Bacillus cereus;
  • Intoxicação por Staphylococcus aureus;
  • Botulismo;
  • Cólera;
  • Amebíase;
  • Toxoplasmose.

Patogênicos e não patogênicos
Essa classificação está relacionada aos microrganismos presentes nos alimentos.

Os microrganismos do solo atuam diretamente nos ciclos biogeoquímicos de macronutrientes, micronutrientes e outros elementos vitais para o crescimento das plantas e da vida animal. O conjunto de microrganismos presentes no solo, como fungos, bactérias e vírus é conhecido como microbiota do solo.

Os patógenos podem infectar o corpo humano e outros hospedeiros por meio de várias vias, denominadas portas de entrada. As portas de entrada para os patógenos são as membranas mucosas, a pele e a deposição direta sob a pele ou as membranas (via parenteral).

As bactérias são organismos procariontes e, geralmente, unicelulares. Estão presentes em praticamente todos os ecossistemas e são consideradas microorganismos devido ao seu tamanho, que não costuma ultrapassar poucos micrometros (u).

Quais são os principais tipos de contaminação? Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias: biológica, química, física ou cruzada.

Saiba mais sobre os principais tipos de contaminações na indústria de alimentos

  • Contaminação Biológica;
  • Contaminação Química;
  • Contaminação Física.

Microrganismos são seres que não podem ser vistos a olho nu. Isso acontece porque eles são extremamente pequenos, com a possibilidade de visualização somente por meio de microscópios. Entre eles estão os vírus, bactérias, fungos, algas unicelulares, alguns protistas e ácaros.

Nesta aula, estudaremos as principais doenças causadas por protozoários que afetam a saúde humana, entre as quais podemos citar: Giardíase, Amebíase, Tricomoníase, Toxoplasmose, Leishmaniose, Doença de Chagas e Malária.

As principais verminoses são Ancilostomose (amarelão), Ascaridíase (lombriga), Esquistossomose (barriga d'água), Filariose, Giardíase, Oxiuríase, Teníase e cisticercose.