Quais são os métodos utilizados para avaliar os riscos ergonômicos?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Os métodos utilizados para avaliação dos riscos ergonômicos são: Método RULA, Método OWAS, Método REBA e Método Strain Index.

Uma das ferramentas mais utilizadas neste contexto é conhecida como sistema de análise de postura de trabalho Ovako (OWAS), a qual avalia a atividade de trabalho relacionando a postura da coluna, o movimento dos membros superiores e inferiores e a força muscular envolvida no procedimento.

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

O método AET desdobra-se em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações. IIDA (2005 apud GUÉRIN et al, 2001).

São 7, por exemplo, os tipos de ergonomia no trabalho, conforme ilustra o spoiler a seguir:

  • Ergonomia física;
  • Ergonomia de conscientização;
  • Ergonomia organizacional;
  • Ergonomia de correção;
  • Ergonomia participativa;
  • Ergonomia cognitiva;
  • Ergonomia de concepção.

Entre os profissionais que podem realizar a Análise Ergonômica do Trabalho, podemos citar: Médicos (com habilitação em ergonomia); Fisioterapeutas (com habilitação em ergonomia); Educadores físicos (com habilitação em ergonomia);

A avaliação ergonômica preliminar é um processo de avaliativo das situações “ergonômicas” do trabalho, onde o objetivo é identificar os perigos (fatores de riscos) relacionados às exigências das atividades do trabalho e atribuir valor/importância aos possíveis riscos associados, com foco em nortear e priorizar ações ...

O Método NIOSH foi desenvolvido com o intuito de determinar a carga máxima a ser manuseada e movimentada manualmente numa atividade de trabalho.

Os métodos RULA e REBA apresentam maior ênfase quanto à análise dos membros superiores tais como: braço, antebraço e pulso, já que consideram a angulação e rotação. Além disso, o método RULA apresenta um maior detalhamento postural tendo em vista que as combinações de posturas são maiores.

O método RULA é baseado em uma avaliação dos membros superiores e inferiores, para tanto o corpo foi dividido em dois grupos, A e B. O grupo A é constituído pelos membros superiores (braços, antebraços e punhos). Já o grupo B é representado pelo pescoço, tronco, pernas e pés.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Esforço físico e postura inadequada são alguns dos riscos ergonômicos mais comuns nas empresas.

Dependendo de suas características, os riscos ocupacionais podem ser divididos em químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

“A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo psicofisiológico dos trabalhadores, que busca promover a perfeita integração entre as capacidades e limitações do trabalhador, suas condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo”, explica Taísa Trevizani, fisioterapeuta ergonomista do Sesi Saúde Cuiabá, que ...

a postura dos trabalhadores ao executar suas funções rotineiras; os movimentos corporais realizados pelos funcionários durante suas atividades; os fatores físico-ambientais que envolvem o trabalho; os equipamentos utilizados durante a operação.

A norma determina que a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) pode ser realizada por meio de abordagens qualitativas, semiquantitativas, quantitativas ou combinação dessas, dependendo do risco e dos requisitos legais, a fim de identificar os perigos e produzir informações para o planejamento das medidas de prevenção ...

As 4 fases da história da ergonomia

  1. Ergonomia tradicional. Teve início na Segunda Grande Guerra. ...
  2. Ergonomia do meio ambiente. Percebeu-se que as interferências no trabalho do indivíduo iam além de suas limitações físicas ou mecânicas. ...
  3. Ergonomia cognitiva. A ergonomia é uma ciência multidisciplinar. ...
  4. Macroergonomia.