Quais são os métodos pedagógicos?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

5 métodos pedagógicos: Montessori, Waldorf, Freinet, Construtivista.

método de alfabetização

O método de alfabetização criado por Paulo Freire é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização. Na etapa de investigação, aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia.

5 passos para aplicar o Método Paulo Freire de alfabetização

  1. Conheça os seus alunos. “Conhecer seus alunos” é saber sobre eles para além de seus nomes. ...
  2. Não imponha conhecimentos. Impor saberes é algo totalmente anti-freireano. ...
  3. Exija argumentos. ...
  4. Seja democrático. ...
  5. Seja transdisciplinar.

Quais são as 5 novas metodologias de ensino?

  • Ensino Híbrido. O ensino híbrido nada mais é do que a combinação do ensino presencial ao remoto. ...
  • Metodologia Ativa. A metodologia ativa pode ser definida como as estratégias de ensino pautadas no aluno. ...
  • Educação STEM. ...
  • Aprendizagem Experimental. ...
  • Teoria das Inteligências Múltiplas.

5 exemplos de metodologias ativas para usar em sala de aula

  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Sala de aula invertida.
  • Gamificação.
  • Estudo de caso.
  • Seja um especialista em metodologias ativas com os cursos:

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

Método Tradicional
Entre os métodos de ensino mais utilizados no Brasil está o tradicional. Certamente é o que a maioria dos brasileiros conhece. Nele, o professor está no centro, com o conhecimento. É ele o responsável por compartilhar aquilo que aprendeu com o aluno.

A metodologia construtivista entende que a principal função da sala de aula é estimular o aprendizado dos estudantes e incentivar a participação ativa dos mesmos - seja por meio de intervenções ou exposição de suas respectivas opiniões sobre determinado tema.

Método 1 – Tradicional
A abordagem de ensino tradicional é predominante no país. Seu objetivo está em preparar o aluno para a vida em sociedade por meio de uma relação hierárquica.

O que é metodologia de ensino? A metodologia de ensino representa a maneira como o conhecimento é produzido em sala de aula. Ela está presente nas estratégias, práticas pedagógicas e ferramentas utilizadas pelos educadores durante o processo de ensino e aprendizagem.

À disciplina de Metodologia, por abordar diferentes metodologias de ensino associadas as tendências metodológicas em Matemática. Enquanto à Didática, atribuem importância ao como o professor deve agir em sala de aula, a sua prática atrelada as técnicas de ensinar.

Implicitamente é citado na BNCC os benefícios da metodologias ativas: reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.

As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância.

Mediante esse processo, Feitosa (1999) explica que a proposta pedagógica de Freire pode ser dividida em três etapas principais: Investigação, tematização e problematização.

método freiriano

O método freiriano foi desenvolvido pelo educador e filósofo brasileiro Paulo Freire (1921-1997) na década de 1960 na cidade de Angicos, Rio Grande do Norte. A princípio, o seu foco era a formação de jovens e adultos.

Onde é utilizado o método Paulo Freire? Como o método de alfabetização de Paulo Freire é para adultos, ele ainda é utilizado para o ensino de adultos em algumas escolas que oferecem EJA e programas de alfabetização em cursinhos populares, por exemplo.

A metodologia freiriana utiliza uma investigação temática para verificação do universo vocabular do aluno, a forma como viver, seus hábitos e costumes, para assim compreender a sua realidade.

Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.

Um desses exemplos é Singapura, que ficou no primeiro lugar do ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

7 passos para montar seu plano de aula com metodologia ativa

  1. Escolha o tema. Qual conteúdo será trabalhado na aula? ...
  2. Estabeleça objetivos. ...
  3. Delimite o tempo de cada tópico. ...
  4. Defina os recursos pedagógicos. ...
  5. Defina a metodologia ativa. ...
  6. Considere a BNCC no seu plano. ...
  7. Saiba como avaliar a atividade.