Quais são os metais pesados em alimentos?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Metais pesados (por exemplo, cádmio, arsênio e mercúrio) podem contaminar alimentos através de práticas agrícolas ou no uso de solo ou água contaminados. Além disso, a presença de metais pesados em equipamentos, recipientes ou utensílios pode também contaminar os alimentos durante o processamento.

Os elementos químicos normalmente incluídos no grupo dos metais pesados são: arsênio, cádmio, cobre, estanho, antimônio, chumbo, bismuto, prata, mercúrio, molibdênio, índio, ósmio, paládio, ródio, rutênio, cromo, níquel e vanádio.

Outras medidas que ajudam o corpo a eliminar os metais pesados naturalmente são: ingerir alimentos com poderes terapêuticos, como coentro e chlorella (um tipo de alga, vendido em cápsulas ou pó);

O que têm a maior quantidade de mercúrio são: tubarão, peixe-espada e agulha. Os que têm alta concentração de mercúrio, mas menos do que os anteriores: cavala, corvina (do Pacífico), bacalhau-negro, robalo chileno e atum. Os que têm uma quantidade moderada: robalo riscado, carpa, lagosta, tambaril e peixe-búfalo.

É possível encontrar metais pesados até mesmo em maquiagens, produtos de beleza, panelas, papel alumínio, desodorante com alumínio na composição, entre outros. Peixes e frutos do mar possuem uma alta quantidade de metais pesados, incluindo o mercúrio.

Dentre os metais mais tóxicos destacam-se o mercúrio (Hg), o chumbo (Pb) e o cádmio (Cd) e como metalóide, o Arsênio (As). O mercúrio é o mais volátil dos metais e seu vapor é altamente tóxico.

Sintomas das 6 principais intoxicações

  1. Dor nas articulações e músculos;
  2. Aumento da pressão arterial;
  3. Dor abdominal constante;
  4. Dificuldades de memória e concentração;
  5. Anemia sem causa aparente.

Como posso identificar a presença desses metais na água da piscina?

  1. utilize o copo plástico para coletar a água da piscina;
  2. adicione mais ou menos uma colher de cloro à água coletada;
  3. aguarde por volta de uma hora;
  4. verifique a cor da água para saber se há metais e de qual tipo.

A toxicidade causada por metais pesados pode ocorrer devido à sua conjugação com grupos funcionais de proteínas, causando desequilíbrio no estado oxidativo e danos às membranas celulares.

Alimentos como o iogurte podem ajudar por conter lactobacillus acidophilus, que melhoram a flora intestinal e ajudam a eliminação de toxinas. Outra maneira importante de reduzir a exposição ao elemento é evitar bebidas ricas em alumínio.

Mineralograma: o exame que detecta intoxicação por metais pesados.

Observa-se também que pessoas com excesso de alumínio no organismo podem ter alterações crônicas de problemas intestinais, como a síndrome do intestino irritável ou agravamento de hemorroidas, inchaço abdominal e má digestão, problemas de pele, dores nas articulações e musculaturas, queda de cabelo, perda de peso, ...

Os metais pesados entram em contato com o corpo humano naturalmente através de certos alimentos, meio ambiente, medicamentos e pela água. Além disso, a contaminação ocorre pelo ar ao inspirá-los e pela absorção da pele.

Produtos com um ingrediente chamado Glicoamina são uma boa escolha: trata-se de uma molécula patenteada capaz de encontrar e neutralizar o metal acumulado no interior da fibra capilar.

DETECÇÃO DE METAIS PESADOS EM ALIMENTOS
As técnicas por absorção atômica (AA), espectrometria de emissão óptica em plasma com acoplamento indutivo (ICP-OES) e espectrometria de massa com plasma acoplado indutivamente (ICPMS) oferecem análises com alta sensibilidade a níveis traço em alimentos.

Latas: Refrigerantes, bebidas energéticas e mesmo bebidas naturais e chás em lojas de produtos naturais estão em contato com o alumínio se embalados em uma latas. Ter uma bebida normalmente ácida em contato com um metal por um certo período de tempo não é a mistura mais saudável para seu intestino.

O açúcar é altamente viciante e isso é um grande problema, além de aumentar os níveis de gordura, pode levar a serias enfermidades cardíacas.
...
Dê preferência à farinha de trigo integral.

  • Derivados do Leite. ...
  • Churrasco ou Carne Assada. ...
  • Barras de Cereais. ...
  • Fast Food. ...
  • Trigo. ...
  • Cereais do café da manhã ...
  • Sucos Longa Vida. ...
  • Sal.

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

O consumo regular de peixe traz vários benefícios para a saúde como melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e os dentes. Isto acontece porque o peixe é rico em gorduras boas, proteínas, vitaminas, e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Metais pesados como o cádmio, chumbo e cromo estão presentes nos pigmentos utilizados em alguns concentrados de cor (masterbatches) amplamente utilizados na indústria do plástico no Brasil.