Quais são os metais não nobres?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O titânio, o nióbio e o tântalo não são chamados metais nobres, apesar de serem muito resistentes à corrosão.

Metais nobres são elementos químicos que apresentam uma menor reatividade quando comparados a outros elementos químicos de natureza metálica. O ferro, por exemplo, reage facilmente com o oxigênio, o que não acontece com o elemento ouro. Por esse motivo, o ouro é considerado mais nobre que o ferro.

ródio

O ouro, a prata e a platina são os metais preciosos mais populares do mundo. O mais valioso, entretanto, é praticamente um desconhecido: o ródio. Seu preço cresceu impressionantes 265% nos últimos dois anos.

Metal: 5 tipos presentes em objetos de uso cotidiano

  1. Ferro. Vários utensílios domésticos são confeccionados em ferro, como facas de corte e panelas. ...
  2. Aço. ...
  3. Alumínio. ...
  4. Cobre. ...
  5. Metais pesados.

O nióbio

O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.

O ródio é um metal raro, muito semelhante a outros metais como platina ou paládio, tendo baixa reatividade, característica dos metais preciosos. Como o metal é muito raro na natureza e ao mesmo tempo tem uma ampla aplicação, é um dos metais mais caros de todos os tempos.

Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato. O hidrogênio, muitas vezes, também é listado nesse grupo.

Em ligas de aço, cujo ferro é o principal componente, sofrem corrosão com o passar do tempo quando expostas ao oxigênio e água, ocorrendo desta forma a formação da ferrugem. A ferrugem é uma mistura de hidróxidos de ferro hidratados e óxidos, visto que as principais espécies químicas desta mistura são: Fe3O4 - Fe2O3.

Entre os metais mais nobres encontrados na natureza estão o Ouro, a Prata, a Platina e o Ródio. Eles são considerados preciosos porque são raros na natureza e não se oxidam, ou seja, não se deterioram. O ouro e a prata foram eleitos os principais metais para uso em joalheria e esta história começa há muitos anos atrás.

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.

sódio

Mesmo sendo só possível obtê-lo por eletrólise ígnea, o sódio é baratinho; se padronizássemos os preços por volume, face à sua baixíssima densidade em comparação àquela dos demais metais (exceto o magnésio), o sódio seria o mais barato dos metais...

As joias mais valorizadas são aquelas a partir de ouro 18k (75% de ouro). Abaixo desse número, são ligas metálicas fundidas com ouro. Cordões de ouro 24k, por exemplo, podem render ainda mais retorno financeiro, já que é a quilatagem mais pura de todas.

kyawthuita

Dentre essa imensa variedade de sólidos cristalinos, apenas um possui um único exemplar conhecido em todo o mundo: a kyawthuita. Encontrada no leste asiático, mais especificamente em Mogok, no interior de Mianmar, a kyawthuita é considerada o mineral mais raro do planeta.

Nesse esquema, tem-se o Lítio na posição de mais redutivo (ou mais oxidável) e o Ouro como o mais oxidativo (ou redutível).

Entre estes elementos pode-se destacar o arsênio, o cádmio, o chumbo e o mercúrio devido sua elevada toxicidade.

microlattic metálico

O microlattic metálico é o metal mais leve do mundo e um dos materiais estruturais mais leves que existe na atualidade. Este material poroso sintético, feito de tubos de fósforo e níquel, tem uma densidade tão baixa quanto 0,9 miligramas por centímetro cúbico.

Os 7 metais conhecidos na antiguidade são: Prata, Mercúrio, Cobre, Ouro, Ferro, Estanho, Chumbo.

Metais essenciais: são os metais necessários ao metabolismo humano, como cálcio, sódio, potássio, magnésio, ferro, zinco, cobre, estanho, vanádio, cromo, manganês, molibdênio, cobalto e níquel.

> Leves: cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, etc; > Pesados: alumínio, magnésio, titânio, etc. O cobre é um dos metais não ferrosos mais antigos.

Sendo beneficiado 669.664t de minério e 6.791t de concentrado transformado, sendo comercializado à um preço médio de venda de liga FeNb à US$ 13,64/Kg.

Atualmente, os principais minérios extraídos no Brasil são: ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio. O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas.