Quais são os meses mais frios em São Paulo?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

Essas médias foram obtidas a partir da série histórica da Estação Meteorológica do IAG-USP (1933-2011). Através dessas médias, podemos dizer que os meses mais secos são os meses de maio a agosto, que também é o período mais frio.

Meses de inverno no Brasil e em todo o hemisfério sul: começa em 1º de junho. Inclui os meses de junho, julho e agosto. Meses do inverno na Europa e em todo o hemisfério norte: começa em 1º de dezembro. Inclui os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Janeiro, fevereiro, setembro, outubro, novembro e dezembro são os meses de tempo mais firme. Abril, maio e junho são os meses mais chuvosos.

Verão: Dezembro, Janeiro e Fevereiro (DJF)

A temperatura sobe e o calor será intenso em amplas áreas do interior de São Paulo e de Minas Gerais. Em áreas do sul, a tendência é de mais chuva e até algumas massas de ar frio que derrubam a umidade relativa do ar e favorecem queimadas no interior.

O inverno de 2023 terá a influência do fenômeno El Niño.
Mesmo assim, algumas ondas de frio ainda poderão atingir o estado de São Paulo no mês de julho e em agosto. Mas os períodos frios serão por poucos dias. Na média, o inverno de 2023 não terá muito frio.

A estação mais fria do ano tem início às 11h58 (horário de Brasília) desta quarta-feira e termina às 3h50 de 23 de setembro de 2023, com a chegada da primavera.

No entanto, as condições para geada voltam a aumentar muito sobre o Sul do Brasil nos últimos dias de maio de 2023. Não dá para descartar, por enquanto, a chance de alguma geada em São Paulo e até em Mato Grosso do Sul.

A estação fresca permanece por 2,9 meses, de 13 de maio a 11 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 23 °C. O mês mais frio do ano em São Paulo é julho, com a máxima de 13 °C e mínima de 22 °C, em média.

Nesta terça-feira, 16 de maio, foi observada a menor temperatura de 2023 no Brasil, até agora.

No Hemisfério Norte, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de junho. Seu término ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro. No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de dezembro. Seu término ocorre entre os dias 20 e 21 de março.

Confira alguns dos destaques do verão de 2023 na capital paulista: Total de chuva: 908,2 mm. Maior chuva em 24h: 65,0 mm em 21 de fevereiro de 2023. Maior temperatura: 32,5°C em 16 de janeiro de 2023.

A temperatura deverá ficar abaixo da média ainda em junho de 2023 do centro norte do estado de São Paulo, como entre as regiões de São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, como do Triângulo Mineiro ao norte de Minas Gerais.

O inverno acaba no dia 22 de setembro e a primavera começa na noite de quinta-feira, às 22h04, pelo horário de Brasília. Mas, antes de acabar o inverno, ainda há previsão para a passagem de algumas frentes frias que vão derrubar as temperaturas em parte do Brasil.

As melhores dicas para encontrar passagens baratas para São Paulo. Reserve pelo menos 3 semanas antes da partida para conseguir um preço abaixo da média. A alta temporada ocorre nos meses de outubro, novembro e dezembro. O mês mais barato para voar do o Brasil é março.