Quais são os meses de chuva em São Paulo?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

As chuvas caem aqui entre Outubro e Março, enquanto os meses entre Abril e Setembro são os mais secos. O clima tropical úmido caracteriza toda a planície costeira do Estado.

O Inverno no Hemisfério Sul começou hoje (21 de junho de 2022), às 06h14 e termina no dia 22 de setembro às 22h04 (Horário de Brasília). Publicado em 28/06/2022 13h00 . Última modificação 30/06/2022 15h22 .

A estação mais quente do ano vai de dezembro a março. Neste período, as chuvas são abundantes e o ar fica bem úmido. São cerca de 107 dias chuvosos no ano e, o mês que mais chove é janeiro. Em fevereiro os termômetros chegam a marcar 28 graus, mas a sensação térmica costuma ser mais alta.

Bem como em Montes Claros-MG, foi registrado um total de chuva de 1,8 mm em março/2022, que representa 2% da média do mês que é 137 mm. Em contrapartida, os maiores acumulados de chuva concentraram-se em grande parte das regiões Norte, Sul, áreas do Centro-Oeste e extremo leste da Bahia (Figura 1).

A estação morna permanece por 3,4 meses, de 11 de dezembro a 24 de março, com temperatura máxima média diária acima de 27 °C. O mês mais quente do ano em São Paulo é fevereiro, com a máxima de 28 °C e mínima de 21 °C, em média.

Datas das estações do ano em 2024
Verão: começa a 21 de dezembro de 2024, às 06h21, e acaba dia 20 de março de 2025.

Já para o início da safra de verão 2022/2023, considerando os meses de setembro, outubro e novembro (Figura 1), o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas ...

Temperatura média em São Paulo
A estação morna permanece por 3,4 meses, de 11 de dezembro a 24 de março, com temperatura máxima média diária acima de 27 °C. O mês mais quente do ano em São Paulo é fevereiro, com a máxima de 28 °C e mínima de 21 °C, em média.

Continuamos com a atuação do fenômeno Lã Niña neste mês de fevereiro. O fenômeno tende a diminuir a chuva sobre parte do Centro-Sul do Brasil, e o estado do Rio Grande do Sul é o que mais vai sentir os efeitos dessa redução nas precipitações.

O início do período chuvoso (IPC) tende a ser mais precoce em grande parte do litoral paulista, onde o PC tem início em média em meados de setembro, enquanto nas regiões Norte e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a época das chuvas inicia em média no final de outubro.

Thomaz Garcia, meteorologista do CGE, reforça que frentes frias associadas a passagens de massas de ar de origem polar são comuns no inverno, que se caracteriza por ser frio e seco na cidade, mas o outono de 2022 superou, pelo menos até então, nesse sentido.

Previsão para o outono de 2022 em SP
Essas frentes trazem massas de ar frio de origem polar com potencial para causar queda de temperatura bastante acentuada. A região da Grande São Paulo, e outras áreas no leste do estado, vão ter alguns dias com sensação de frio, embora a temperatura não fique tão baixa.

O último episódio de frio extremo do ano? O inverno astronômico termina oficialmente apenas no dia 22 de setembro, mas desde o dia 1º estamos sob o que se denomina na climatologia de primavera meteorológica ou climática, que se define como o trimestre de setembro a novembro.

Aqui no Brasil é no final e início de ano é a época que mais chove. Principalmente nos meses de outubro a janeiro, que é o período de verão onde o clima fica bastante quente e úmido. Os meses de Junho , Julho e Agosto.

Em Ubatuba e São Sebastião (SP) não chove, mas também não faz muito calor.

As temperaturas devem atingir as máximas mais elevadas do ano e outubro deve ser o mês mais quente de 2022.