Quais são os membros superiores do corpo humano?

Perguntado por: anogueira5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os membros superiores que nós chamamos de braços são, na verdade, divididos em ombros, braços, antebraços e as mãos.

Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros. Cada uma dessas partes se subdivide, conforme quadro abaixo: Quadro 1.

O membro superior é subdividido em três regiões: braço, antebraço e mão. O cíngulo do membro superior (clavícula e escápula) une o membro superior ao tórax, na articulação esternoclavicular.

Peitoral maior
A cabeça esternocostal se origina do esterno e da sexta e sétima cartilagens costais superiores. O músculo se insere no lábio lateral do sulco intertubercular (sulco bicipital) do úmero.

Os membros superiores são formados por 64 ossos sendo 4 na cintura escapular (2 clavículas e 2 omoplatas), 6 nos braços (2 úmeros, 2 ulna, 2 rádio) e 54 nas mãos: escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato, metacárpicos, falange proximal, falange média, falange distal.

Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.

Púbis é um osso da Bacia que fica na frente e na região inferior da pelve.

Quando falamos de treino de membros superiores, estamos falando de costas, peito, ombros, bíceps e tríceps (braços).

Os músculos da extremidade superior incluem os músculos da cintura escapular, os músculos da parte superior do braço, os músculos do antebraço e os músculos da mão.

A região do membro superior que se estende do punho até a articulação do cotovelo é chamada de antebraço.

Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento.

Partes do Corpo Humano

  • Partes do corpo humano.
  • Cabeça.
  • Tronco.
  • Membros superiores.
  • Membros inferiores.

POSIÇÃO SUPINA ou DECÚBITO DORSAL – o corpo está deitado com a face voltada para cima. POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo. DECÚBITO LATERAL – o corpo está deitado de lado.

articulação glenoumeral

Sua parte mais importante é a articulação glenoumeral, formada pelo úmero, a escápula e a clavícula.

Úmero: osso do braço
Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.

Ele consistem em quatro segmentos principais, que são subdivididos em regiões para descrição mais precisa:

  • Ombro.
  • Braço.
  • Antebraço.
  • Mão.

Pálpebra superior – Além de ser consensualmente o mais fraco dos músculos entre os especialistas, é um dos menores do corpo.

músculo estapédio

O músculo estapédio é o menor músculo do corpo humano, com um comprimento de aproximadamente 6 milímetros. Ele localiza-se na cavidade timpânica da orelha média, conectando a eminência piramidal da parte petrosa do osso temporal ao aspecto posterior do colo do estribo.

Os grupos musculares da parte superior são formados pelo deltoide, tríceps braquial, peitoral maior, grande dorsal, bíceps braquial, braquial e braquiorradial. Na parte inferior, temos os quadríceps femoral, glúteo máximo, gastrocnémio, iliopsoas, bíceps femoral e sartório.