Quais são os melhores horários para tomar o vinagre de maçã?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar.

Vinagre de maçã contra insônia
O vinagre de maçã libera triptofano, uma substância que pode ser transformada em serotonina e que favorece o estado físico em geral, além de evitar que nos sintamos tão cansados a ponto de não conseguirmos conciliar cansaço e sono.

Em resumo, parece que tomar vinagre de maçã antes de dormir poderia ter os seus benefícios, mas também tem os seus efeitos adversos. Se está a pensar em levar a cabo esta prática, recomendamos-lhe que dilua o vinagre em água, mas o mais recomendável é que consulte com o seu médico antes de começar a fazê-lo.

Para ajudar a emagrecer, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber antes de dormir, durante o café da manhã, almoço ou jantar. Outras formas de ingerir o vinagre de maçã, é usar como tempero, adicionando em saladas, legumes, carne, frango ou peixes.

Você pode beber vinagre de maçã todos os dias, mas não exagere. “O vinagre de maçã é ácido, e grandes quantidades podem ser muito para o seu estômago. É por isso que é melhor limitar-se a uma colher de sopa por dia”, diz Ayesha. “Tenha em mente que não é mágica e não cura doenças, por isso não se empolgue”, completa.

Para ajudar a emagrecer, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber antes de dormir, durante o café da manhã, almoço ou jantar.

Os estudos com o vinagre de maçã foram feitos com um consumo que varia de duas a quatro colheres de sopa por dia, diluídas em água. Por isso, o indicado é ingerir até duas colheres de sopa de vinagre de maçã, cerca de 30 ml, diariamente.

O vinagre de maçã é rico em um mineral chamado Cromo, necessário em pequenas quantidades para regular a insulina e o metabolismo de açúcar no sangue, mas o excesso de Cromo pode gerar hipoglicemia. Portanto devemos ter cuidado com pacientes que fazem uso de medicamentos para o controle do diabetes.

O uso diário de 2 colheres do vinagre, diluído em água antes do almoço e jantar, teve resultados na redução média de 2kg em 1 mês nos participantes de uma pesquisa.

O vinagre de maçã não deve ser consumido por quem tem alergia ao vinagre de maçã ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.

Você pode tomar essa bebida todos os dias, cerca de 20 minutos antes do almoço e do jantar. O ideal é não usar mais de 2 limões por dia, que você pode dividir entre as duas principais refeições. Basta espremer os limões na água morna (200 ml), acrescentando 2 colheres rasas de vinagre de maçã.

Murilo Pereira, nutricionista especialista em modulação intestinal, explica que, quando o ácido acético (principal constituinte do vinagre) é ingerido em jejum, ele vai automaticamente para o intestino delgado, estimulando a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas.

A ação do vinagre de maçã costuma ser considerada ainda mais benéfica quando ele é consumido em jejum, já que assim ele seria melhor absorvido pelo organismo.

As fibras do vinagre diminuem a absorção de carboidratos, monitorando os picos de glicemia após as refeições e a concentração de glicose no fígado. Também é uma fonte de ácido acético, que ajuda a estabilizar a taxa de açúcar no sangue.

Quem faz uso do vinagre de maçã com mel para emagrecer geralmente toma a bebida em jejum, logo ao acordar. Teoricamente, ela serviria para diminuir a glicose no sangue (assim como reduzir o índice glicêmico da refeição que virá em seguida) e acelerar o metabolismo, promovendo a queima da gordura corporal.