Quais são os meios de comunicação coletivo?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Meios de comunicação em massa ou social: são aquelas ferramentas utilizadas para estabelecer a comunicação e a troca de informações com uma vasta quantidade de pessoas, até mesmo populações inteiras. Os principais exemplos são: rádio, televisão, jornal, revista e internet.

comunicação verbal; comunicação não-verbal; comunicação escrita; comunicação visual.

Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.

Segundo o levantamento, são 43% os que se informam primariamente pela web –22% por redes sociais e 21% por sites e portais. Já a televisão é o meio mais frequente usado por 40% das pessoas para buscar informação. O rádio é a escolha de 7%, enquanto 8% disseram preferir outros meios.

A televisão é o meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, que passam, em média, 3h30, diante da telinha, segundo dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Quais são os tipos de comunicação?

  • Comunicação Verbal.
  • Comunicação não verbal.
  • Comunicação escrita.
  • Comunicação visual.

Os meios de comunicação podem ser voltados para uma grande audiência, como é o caso da televisão e do rádio. Nesse caso, são chamados de meios de comunicação de massa. Também podem ser meios de comunicação individuais, ou seja, que têm uma audiência mais restrita, como é o caso do telefone.

Os estilos de comunicação são maneiras de descrever as diferentes formas pelas quais as pessoas se comunicam. Há quatro estilos principais: comunicação passiva, comunicação agressiva, comunicação passivo-agressiva e comunicação assertiva.

comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.

Ao longo deste texto, abordaremos os tipos de comunicação: verbal, não-verbal, escrita, visual, oral e assertiva.

A internet é atualmente o meio de comunicação mais utilizado no mundo. Representa uma rede que liga mundialmente milhares de computadores e aparelhos celulares. Esse meio de comunicação revolucionou a sociedade e as formas de se comunicar.

A comunicação digital é feita por meio de canais, como email, redes sociais, podcast, videochamadas, blog, sites, aplicativos de mensagem instantânea, entre outros.

Carta

Carta: entre os gêneros textuais, a carta é o meio de comunicação mais antigo do mundo.

Os elementos da comunicação são componentes que estão presentes no processo comunicativo estabelecido entre emissor e receptor. Isto é, a troca de mensagens entre o falante e o ouvinte é constituído por esses componentes.

Comunicação humanizada
Além da humanização, outra característica desse tipo de comunicação é a simplificação, visto que, nos dias de hoje, as pessoas não têm disponibilidade de tempo para lidar com coisas complexas.

Os meios de comunicação fornecem uma grande quantidade de informações à sociedade, que aproveita isso para se manter informada sobre assuntos atuais. É por meio da imprensa falada e escrita que tomamos conhecimentos sobre tudo o que ocorre no mundo e também sobre assuntos do meio político.

A mídia divide-se basicamente em veículos eletrônicos (rádio, televisão e Internet) e impressos (jornais e revistas).

As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.

A televisão é um dos mais amplos processos convencionados, denominando-se assim de meio de comunicação de massa, pois pode transmitir ao mesmo tempo, uma linguagem verbal e uma não-verbal, utilizando os recursos de som e imagem como forma de entreter o telespectador.

Com 55,80%, a televisão foi apontada como o meio de comunicação mais confiável no País. É o que constatou levantamento do Instituto Ranking Pesquisa em sua mais recente rodada de consultas nacionais. A TV tem menos de cinco pontos percentuais à frente do rádio, com 50,97% e o segundo lugar na preferência.