Quais são os medos dos jovens de 2030?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 8 votos

Nesse contexto, os jovens, por estarem no momento de tomar decisões e fazer planos, são os mais afetados. Segundo dados da SNJ, educação e futuro profissional são os temas que os jovens mais gostariam de debater com seus pais e responsáveis.

Em conjunto podemos ver que os jovens apresentam como principais medos a solidão e a violência. O desemprego apareceu como o menor medo sugerindo que a entrada no mundo adulto pode estar significando ficar sozinho frente a um mundo violento que assusta mais que não ter emprego.

Sobre seus sonhos pessoais, 55% citaram formação profissional e emprego (profissão dos sonhos, emprego ou educação/estudo), 15% querem uma casa própria, 9% desejam dinheiro, 6% querem ter uma família e 3% citaram bens de consumo como carros, motos e eletrodomésticos.

Veja, a seguir, uma lista com as principais dificuldades e desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho, acompanhados de dicas para superá-los!

  • Falta de experiência.
  • Grande competição para as vagas.
  • Conflito de gerações no ambiente de trabalho.
  • Falta de voz e respeito nas organizações.

Abaixo, confira os mais comuns!

  1. Baixa autoestima. Por razões hormonais, os adolescentes passam por transformações em sua aparência de modo bastante abrupto. ...
  2. Falta de disposição. ...
  3. Falta de amigos ou isolamento social. ...
  4. Pressões escolares. ...
  5. Bullying. ...
  6. Relações amorosas. ...
  7. Vícios.

Apesar da falta de pesquisas sobre o assunto, outro fator que pode estar levando os jovens a atentarem contra a própria vida são as exigências do mundo para ter sucesso e ser perfeito em tudo e a uma cultura que estimula a competitividade entre as pessoas e não proporciona a aceitação do diferente.

Você é jovem e têm medo do futuro? O medo do futuro chega quando você percebe que o futuro está logo alí e que ele mudará tudo. O medo aumenta progressivamente quando você constata que não existe a opção de deixar tudo como está. O futuro vai tirar tudo do lugar.

Os maiores medos das pessoas

  • Medo da rejeição. Aquela crença de que é preciso de aprovação dos outros é o que gera o medo da rejeição. ...
  • Medo de ficar sozinho. ...
  • Medo de fracassar. ...
  • Medo da incerteza. ...
  • Medo de tragédias. ...
  • Medo do julgamento. ...
  • Medo da mudança.

Hoje, 20% da população brasileira têm entre 15 e 24 anos, são jovens que se espalham em bandos ou caminham solitários, moças e rapazes que temem a violência, o desemprego, mas admitem que a melhor coisa de ser jovem é simplesmente não ter preocupação com nada.

Consequentemente, essa interferência da sociedade acaba se mostrando também uma fonte para os seis medos básicos, que são: o da pobreza, o da velhice, o da crítica, o de perder o amor de alguém, o da doença e o da morte.

O jovem precisa de oportunidade para que toda a sua potencialidade seja desenvolvida e colocada a serviço de sua vida e de seus semelhantes. Oportunidade à saúde de qualidade, à educação que realmente o forme para as exigências do mundo atual, oportunidade de emprego, de viver e atuar dignamente na sociedade.

Rádio e jornal estão cada vez mais caindo em desuso, apesar de ainda mostrar certa resistência. E por falar em redes sociais, os há certa disputa entre os primeiro e segundo colocados. 65% da Geração Z entrevistada usam o Instagram frequentemente durante o dia. O YouTube vem logo atrás, com 63% de preferência.

Amam entretenimento, games, estão a maior parte do tempo conectados e amam inovação, estão cada vez mais engajados com causas sociais. Tudo a fim de fazer a sua voz ser escutada pelas autoridades e a sociedade como um todo para estimular determinadas mudanças.

1. crise do mundo adulto; 2. impulsividade e falta de limites; 3. individualização da vida; 4.