Quais são os medicamentos usados como Anti-hipertensivo?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA)

  • Benazepril.
  • Captopril.
  • Enalapril.
  • Fosinopril.
  • Lisinopril.
  • Perindopril.
  • Quinapril.
  • Ramipril.

Esta recomendação se baseia, dentre outros estudos, no estudo ALLHAT3, um grande ensaio clínico randomizado envolvendo mais de 40.000 pacientes que demonstrou que a clortalidona foi tão eficaz quanto anti-hipertensivos mais modernos (lisinopril e anlodipina) na redução da mortalidade e infarto agudo do miocárdio, porém ...

Os Anti-hipertensivos são uma classe de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão. A atuação dos medicamentos na pressão arterial ocorre por seus efeitos sob a resistência periférica e/ou débito cardíaco.

O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Assim, os anti-hipertensivos devem não só reduzir a pressão arterial, mas também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais, e, se possível, a taxa de mortalidade.

Podem ser divididos em dois grandes grupos, os Betabloqueadores não seletivos, que tem como seus principais representantes o propranolol, nadolol e timolol; e os betabloqueadores 1seletivos (ou cardiosseletivos): Esmolol, betaxalol, metoprolol, atenolol e nebivolol.

Betabloqueadores indicados para pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida. – Preferir uso em pacientes com pressão arterial elevada. – Possui atividade vasodilatadora mais intensa que os demais betabloqueadores. – Não utilizar em pacientes com doença hepática grave.

Os exemplos de bloqueadores com ASI são: acebutalol (seletivo) e pindolol (não seletivo). Já os betabloqueadores sem ASI são: atenolol, metoprolol, esmolol (seletivos), propranolol, timolol e sotalol (não seletivos).

Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.

Atenolol e propranolol são medicações da mesma família. Porém o atenolol é mais moderno, apresenta menos efeitos colaterais e necessita de menos tomadas no dia do que o propranolol.

Para que serve
Selozok é utilizado no tratamento da hipertensão, angina do peito, insuficiência cardíaca crônica, arritmia cardíaca, após infarto do miocárdio dentre outras alterações do coração.

Tanto atenolol quando o selozok (metoprolol) fazem parte do grupo dos betabloqueadores ( atuam reduzindo a frequências dos batimentos cardíacos). Ambos são excelentes fármacos, mas o selozok faz parte de uma classe mais moderna de betabloqueadores, sendo mais seletivo e apresentando menos efeitos colaterais.

O tratamento com losartana potássica, em comparação ao com atenolol, reduziu o risco de acidente vascular cerebral em 25% (P= 0,001). As taxas de morte cardiovascular e de infarto do miocárdio não foram significativamente diferentes entre os grupos de tratamento.

Ambos tem ação hipotensora, são de classes diferentes e podem ser associados visando um melhor controle pressão arterial.

são de famílias diferentes e tem efeitos distintos. A losartana é uma excelente primeira opção no tratamento da hipertensão, enquanto os betabloqueadores (família do atenolol) são a quinta opção - ou utilizados em situações específicas como pós infarto.