Quais são os medicamentos psiquiatricos?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Medicamentos psiquiátricos para depressão

  • Fluoxetina. É um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bulimia, disforia e outros. ...
  • Escitalopram. ...
  • Mirtazapina. ...
  • Citalopram. ...
  • Diazepam. ...
  • Bromazepam. ...
  • Alprazolam. ...
  • Lorazepam.

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

Tranquilizantes Maiores. Têm atividade psicotrópica intensa e são indicados em todas as formas de psicose, delírios e alucinações. Exemplos: Haloperidol (Haldol), Clorpromazina (Amplicitil), Levomepromazina (Neozine).

A risperidona é indicada em pacientes autistas com idade entre 5 a 16 anos. Esse fármaco também provoca efeitos positivos para tratar os sintomas dos transtornos relacionados à ansiedade, as alterações mentais e o estresse.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam.

De acordo com Silva (2020), Freud dividiu a ansiedade em três categoria: Realista, Moral e Neurótica.

Conforme mencionamos acima, o clonazepam pertence ao grupo dos benzodiazepínicos e é um remédio ansiolítico, atuando no sistema nervoso central e tendo um poder sedativo. Ele é prescrito e indicado para tratamentos de distúrbios de ansiedade como síndrome do pânico, ansiedade generalizada e ansiedade social.

A principal função do Rivotril é inibir o sistema nervoso central e agir no ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor. Portanto, a ação neste neurotransmissor provoca a redução da tensão, agitação e o estado de alerta. Assim, o clonazepam diminui a ansiedade, ameniza crises e convulsões.

Rivotril (clonazepam) é uma medicação da classe dos benzodiazepinicos, podendo causar dependência a longo prazo. Isso depende da quantia usada e por quanto tempo. Já a Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, com forma de ação diferente do Clonazepam e que não causa dependência. Espero ter ajudado!

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Para que é indicado o Diazepam? Como mencionamos anteriormente, o Diazepam é um ansiolítico que permite amenizar os sintomas da ansiedade. Ele também atua como anticonvulsivo, prevenindo convulsões e participando de tratamentos de condições neurológicas.

A clozapina, que também bloqueia muitos outros receptores, é evidentemente o medicamento mais eficaz para tratar sintomas psicóticos.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

CONCLUSÃO: O midazolam foi associado a maior efeito sedativo e cardiovascular enquanto o diazepam causou menor efeito sedativo e cardiovascular. A clonidina e o diazepam tiveram efeitos semelhantes na PA, na FC e na sedação.

A combinação Risperidona e Rivotril® (Clonazepam) pode ser usada de maneira eficaz para diferentes transtornos (insônia. transtornos de humor e quadros psicóticos). Deve-se tomar cuidado com a dose prescrita, uma vez que pode haver um efeito aditivo no que se refere a sonolência.

As alternativas incluem terapias adequadas, suplementação (teanina, GABA, magnésio etc), correção da disbiose intestinal (exclusão de alimentos alergênicos, uso de pré e probióticos), homeopatia, fitoterapia, óleos essenciais, atividade física, terapia cognitivo comportamental e ajuste da medicação (manutenção, ...

O Risperidona 2mg Genérico Sandoz com 30 comprimidos é indicado para tratamento de esquizofrenia e de mania aguda ou eventos mistos ligados ao transtorno bipolar I, de transtornos de agitação, em quadros de demência do tipo Alzheimer e de irritabilidade ligada ao transtorno autista.

Bupropiona
A bupropiona é um antidepressivo mais indicado para o emagrecimento do que a fluoxetina e a sertralina, por ajudar a reduzir a compulsão. Ela atua de forma semelhante em casos de fumantes que querem deixar o vício de fumar.