Quais são os mecanismos de defesa do sistema respiratório?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos
  • Traquéia, brônquios.
  • Reflexos da tosse e epiglótico.
  • Ramificação estreita da árvore respiratória.
  • Aparato mucociliar.
  • Produção de imunoglobulinas (IgG, IgM,
  • IgA)

A tosse é um ato reflexo, uma resposta fisiológica à irritação das vias aéreas, que funciona como um importante mecanismo de defesa do sistema respiratório, permitindo a expulsão de elementos nocivos, como poeiras, vírus e bactérias, entre outras substâncias.

e) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- alvéolos. Sabemos que o ato de respirar é composto pelos movimentos de inspiração e de expiração, que coordenam a entrada e a saída de ar das vias respiratórias.

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão.

Quais são os mecanismos de defesa? Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

A principal função do sistema respiratório reside na troca do oxigênio proveniente da atmosfera pelo dióxido de carbono produzido pelas células do corpo. Outras funções do sistema respiratório são a participação no equilíbrio ácido-básico do corpo, a fonação, a defesa pulmonar e o metabolismo.

Vias respiratórias são assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano.

O sistema respiratório é formado por ductos ramificados que conduzem o ar até o parênquima pulmonar. A respiração pulmonar garante que o oxigênio seja disponibilizado para as células para que elas realizem a respiração celular. Costuma-se dividir o sistema respiratório em porção condutora e porção respiratória.

A tosse é um reflexo com um papel protetor fundamental, através do qual são atingidas altas pressões intratorácicas, bem como elevadas velocidades de fluxo aéreo que promovem o movimento do muco e de material estranho em direção à boca, visando a sua eliminação.

Macrófagos alveolares, um tipo de glóbulo branco.

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, que consiste em uma contração muscular repentina, que faz o ar ser expelido pela boca em alta velocidade, levando junto uma grande quantidade de secreção presente na garganta e na boca, e, em especial, qualquer corpo estranho que possa ter ficado alojado no local.

Na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa e as costelas se contraem e se elevam. Isso aumenta a caixa torácica, diminui a pressão interna e força a entrada do ar nos pulmões. Já na expiração, a musculatura relaxa e o processo é inverso.

Os mecanismos de defesa são: negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação.

As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos.

O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde. É um sistema complexo que envolve uma série de células e órgãos que funcionam, em conjunto, como uma grande barreira de proteção.

Os principais mecanismos de defesa
Quando Freud aprofundou seus estudos sobre o aparelho psíquico, ele desenvolveu a Segunda Tópica, que abrange três instâncias psíquicas da mente: o id, o ego e o superego.

Por definição, a projeção é um mecanismo de defesa do Ego em que determinada pessoa direciona seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas.

Como um Mecanismo de Defesa, a Racionalização é um recurso inconsciente do Ego, de adaptar e amortecer os impactos, desejos e sentimentos inaceitáveis, expressando-se de maneira menos desastrosa. É uma operação defensiva para proteger o Ego do desprazer psíquico.

pulmões

O corpo humano possui dois pulmões. Dentro do sistema respiratório, eles são os órgãos mais importantes e contém cerca de 200 milhões de estruturas minúsculas, chamadas alvéolos pulmonares. Os pulmões são envolvidos por duas membranas, chamadas de pleuras.

Observe os principais órgãos do sistema respiratório. Fossas nasais: o primeiro local por onde o ar passa.