Quais são os maus condutores de calor?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A madeira, a borracha e a cerâmica são exemplo de materiais maus condutores de calor.

Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados. Os líquidos e gases, em geral, são maus condutores de calor.

Embora não exista um material que conduza de modo perfeito o calor, há vários exemplos que atuam como bons condutores de calor. Alguns deles são a prata, o cobre, o alumínio, o aço e o latão.

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

Cobre. Além de ser ótimo condutor de calor, o cobre também possui alta condutividade elétrica. Portanto, a liga metálica de cobre é utilizada para a fabricação de panelas e utensílios que necessitam da propagação de calor, além da produção de fios e cabos elétricos.

Os materiais que diminuem o fluxo de calor entre os corpos, impedindo que o calor entre ou saia de um corpo, são denominados isolantes térmicos, como é o caso da madeira, plástico, isopor, lã, entre outros.

"Elas são longas e não se ligam bem entre si. Quando o calor é aplicado a uma extremidade do material, isto faz com que as moléculas do local vibrem, mas essas vibrações, que transportam o calor, não podem se mover entre as cadeias porque elas são ligadas entre si muito fracamente."

Os isolantes são tão importantes quanto os condutores. Um isolante não deixa passar corrente elétrica pois não tem elétrons livres. Exemplos de isolantes são os plásticos, madeira, ar, borracha,fenolite, baquelite, porcelana, vidro, etc.

O ar atmosférico é um meio isolante que apresenta uma rigidez dielétrica de 3.106 V/m. Quando o campo elétrico atmosférico entre as nuvens e o solo atinge valores próximos, as moléculas do ar são ionizadas, o que torna o ar um meio condutor.

A estrutura de células fechadas, cheias de ar, dificultam a passagem do calor o que confere ao isopor um grande poder isolante.

Os tipos de propagação de calor são a condução térmica, a convecção térmica e a irradiação térmica.

Isolante térmico é um tipo de material que tem como objetivo reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para o outro. Ou seja, ele cria uma barreira que impede que os transfiram entre si, resultando em uma temperatura mais agradável dentro dos ambientes.

Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

prata

Existem diferentes tipos de condutividade, incluindo condutividade elétrica, térmica e acústica. O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Os materiais condutores elétricos possuem três tipos, os condutores sólidos, os condutores líquidos e os condutores gasosos.

Os condutores são partículas elétricas que se movimentam com facilidade, o oposto do que acontece com os isolantes. Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano.

Conheça agora os 5 materiais condutores de eletricidade

  • Prata.
  • Ouro.
  • Cobre.
  • Alumínio.
  • Mercúrio.

O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica. Na contrapartida, o aço e o bronze possuem as mais baixas. Essa característica acaba sendo decisiva na hora de escolher o metal para uma determinada solução.