Quais são os materiais utilizados na produção de tintas?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Eles podem ser divididos em pigmentos naturais ou sintéticos. Os pigmentos naturais mais populares são várias argilas, sílicas, carbonato de cálcio e talcos, enquanto entre os sintéticos existem argilas calcinadas, sulfato de bário (o chamado blanc fixe), carbonato de cálcio precipitado ou sílicas pirogênicas.

Tinta Vinilica é um composto derivado de resinas de policloreto de vinilina (PVC) e resinas acrílicas, diversos tipos de solventes, pigmentos, cargas e aditivos. Podendo esta ser utilizada em processos distintos tais como: Serigrafia, Pistola e pincel.

A produção de tintas é nada mais do que um processo químico, onde acontece a combinação de diversas substâncias. No entanto, os componentes básicos dessa produção são: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos. Cada uma dessas substâncias possuem uma função específica.

Elas são constituídas por quatro componentes principais: a resina, o solvente, o pigmento e os aditivos.

Produção da Tinta: Pesagem, misturação, moagem, dispersão, diluição e filtração.

São elementos básicos que compõem as tintas:

  • Acidulante, pigmento e diluente.
  • Aglutinante, pigmento e solvente.
  • Ácido bórico, pigmento e solvente.
  • Ácido arsênico, pigmento e diluente.

A substância mais comumente usada para obter tinta branca é o dióxido de titânio, obtido de três minerais: rutilo, ilmenita e anatásio.

Tintas naturais são aquelas que ao invés de serem feitas de produtos químicos, são extraídas de elementos da natureza. Elas podem ser feitas a partir de nozes, cascas, raízes, frutas, pétalas, aparas de madeira, folhas, partes de flores e plantas inteiras, insetos, terra, entre outros.

Vernizes são soluções que utilizam resinas, solventes e óleos secantes como matéria-prima.

A tinta acrílica é composta pelo pigmento e medium acrílico. Este veículo tem a sua origem em componentes plásticos, derivados do petróleo. Enquanto produto final, esta tinta, tem um grau de toxicidade baixo, mas a produção do seu veículo é inicialmente derivada de um meio poluente.

Tinta látex ou PVA
Ela é à base d'água, possui acabamento fosco, secagem rápida e valor acessível. Também é porosa e possui baixa impermeabilidade, sendo, portanto, mais indicada para áreas internas e pouco úmidas, como quartos e salas.

As tintas utilizadas nas pinturas pelos povos indígenas são produzidas a partir de frutos, como é o caso do fruto do urucuzeiro (uru- cum) e do fruto do jenipapeiro (jenipapo) e de outros elementos naturais como o carvão, a argila, e outros.

Cores primárias das tintas ou dos pigmentos (CMY)
A verdade é que sim, é possível, uma vez que se misturarmos a cor magenta e a cor amarela em proporções adequadas obteremos a cor vermelha, como é possível ver na imagem das cores primárias unidas.

A tinta branca é feita com dióxido de titânio, única substância encontrada na natureza com esse pigmento de grande durabilidade. Ele é abundante na Terra e pode ser encontrado em meteoritos e diversos minerais. As fábricas de tinta no Brasil importam o dióxido da Alemanha, China e Rússia.

Água, resina à base de dispersão aquosa de copolímeros estireno-acrílico, aditivos, pigmentos isentos de metais pesados, cargas minerais, glicóis, espessantes, tensoativos, fungicida e bactericida à base de isotiazolinonas.

A tinta industrial tem vários tipos que podem ter na composição própria materiais como alquídicos, poliuretanos, epóxis, entre outros diferentes. Elas podem ser utilizadas em estruturas industriais que vão desde máquinas até fundições.

No geral, existem 6 tipos de tintas para usar no seu projeto:

  • Látex PVA;
  • Tinta Acrílica;
  • Tinta Lavável;
  • Tinta Epóxi;
  • Tinta Inodora;
  • Esmalte Sintético.

Os pigmentos (ou cores) eram feitos a partir de varias coisas como pedras moídas, pedras precisas e plantas. Os artistas moíam essas coisas até virarem um pó fino e depois misturavam esse pó com líquidos como óleo ou água para fazer tinta.

Como Pintar as Paredes de uma Casa, Passo a Passo!

  • Lixar a superfície. ...
  • Aplicar o Selador. ...
  • Aplicar Massa Corrida. ...
  • Aplicar 1° demão de tinta. ...
  • Aplicar 2° demão de tinta.