Quais são os materiais que não podem ser reciclados?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Reciclável: Embalagens, Copos, Vidros especiais como tampa de forno micro-ondas), Frascos de remédio vazio, Potes de conserva, Cacos, Garrafas. Não reciclável: Óculos, Lâmpadas, Espelhos, Louças, Ampolas de remédios, Boxes Temperados, Pirex, Cerâmicas, Para-brisa de carros, Porcelanas, Tubos de TV e monitores.

Algumas embalagens e objetos não podem ser reciclados após a utilização, porque são compostos de matérias químicos indissolúveis, o processo não é rentável, ou porque são feitos de misturas de materiais que não podem ser separados.

Embalagens de salgadinho, garrafas PET, sacos plásticos e até mesmo latinhas de alumínio são apenas alguns exemplos dos lixos descartados diariamente.

Espelhos: O espelho não pode ser reciclado devido à sua composição. Isso acontecer porque, para garantir a reflexão da imagem é deposta uma camada de elementos químicos (como a prata, alumínio ou estanho) que são de difícil separação do vidro, o que inviabiliza a reciclagem dos espelhos.

Clipes e grampos: pela sua composição, não são considerados materiais que podem ser reciclados. O descarte deve ser feito no lixo comum. Caixa de pizza, guardanapo e papel toalha: por estarem sujos com óleo ou comida, eles não devem ser reciclados, pois podem contaminar o processo.

O aço

O aço é uma liga metálica que pode ser obtida a partir da combinação de liga de ferro gusa e carbono, ou por meio de resíduos reciclados, que o torna um material extremamente versátil e durável, o que explica porque é o material mais reciclado do mundo.

O plástico tem despontado como o resíduo mais problemático da atualidade.

papel, com 66,9% de índice de reciclagem; latas de aço, sendo 47,1% de reaproveitamento do material; embalagens longa vida, como as de leite, com 35,9%;

Os materiais recicláveis trazem esses símbolos marcados em alto relevo ou impressos: Papéis recicláveis: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.

Há dois jeitos de reciclar tecidos: química e mecânica. Somente tecidos derivados de petróleo (elastano, poliéster e poliamida) podem ser reciclados quimicamente. Neste processo, propriedades das fibras são melhoradas através da trituração, secagem, limpeza e tratamento térmico.

Pilhas de lítio recarregáveis, íon lítio e zinco-ar devem ser separadas para serem recicladas em separado. Além das pilhas recarregáveis as pilhas comuns e alcalinas, como AAs ou AAAs, encontradas em aparelhos domésticos, como câmeras, celulares e notebooks, também são recicladas pelo Programa.

Reciclável é aquele material que tem potencial para ser reciclado em algum momento do ciclo de vida. Já o reciclado, são produtos feitos de materiais que já tiveram algum uso antecedente.

Todos os materiais recicláveis precisam ser descartados limpos e secos, enquanto os rejeitos (o chamado lixo comum) devem ser destinados a aterros sanitários controlados.

Latinhas de alumínio
Todo esse sucesso acontece principalmente porque o alumínio pode ser reciclado infinitamente e mantém quase a mesma qualidade do material primário. Além disso, sua coleta e compactação são muito fáceis e a quantidade de latinhas é abundante em todo o território nacional, sem interrupções sazonais.

Muitos não sabem, mas sim! O EPS Isopor® é reciclável, e pode ser 100% reaproveitado. No Brasil, são mais de 34,5 mil toneladas de material reciclado por ano, que é destinado a novas aplicações em diferentes segmentos. Enquanto há muitas discussões sobre a utilização dos plásticos, nós queremos propor uma solução!

O material não é reciclável, mas nada impede que seja reaproveitado. Depois de quebradas e transformadas em pó as cerâmicas argilosas queimadas podem serutilizadas – junto com outros materiais semelhantes, como o cimento – na construção civil. “Elas substituem a areia e as pedras de brita sem problemas.

Por mais que o vidro seja um dos materiais com melhor aproveitamento de reciclagem, há muitos tipos de vidro que não são recicláveis — em geral, são aqueles compostos por diversas substâncias diferentes ou fabricados com técnicas próprias, o que torna o processo de reciclagem muito trabalhoso ou até impossível de ser ...

– Que tipo de vidro pode ser reciclado? Vidros comuns (vidro de porta e janela), potes de armazenamento de alimentos e garrafas de bebidas estão dentre os tipos de vidro que podem ser reciclados. A lista conta ainda com vidros de pratos, copos e tigelas, etc.

Materiais que podem ser reciclados

  • Alumínio. O alumínio é 100% reciclável e pode ser reciclado repetidamente sem perder suas qualidades. ...
  • Papel. ...
  • Garrafas PET. ...
  • Recipientes de polietileno de alta densidade (PEAD) ...
  • Aço. ...
  • Vidro. ...
  • Papelão ondulado.

O vidro é 100% reciclável, infinitamente, seja fundindo-o com uma parte de matéria-prima virgem, seja fundindo somente com cacos de vidro. O material apresenta excelente desempenho no processo de reciclagem, sem nenhuma perda de volume.