Quais são os materiais não metálicos?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A areia, argila, sal marinho, basalto, cascalho e potássio são os mineiras não-metálicos mais encontrados e explorados no Brasil.

Produtos de minerais não-metálicos são itens como vidro, cerâmica, cimento, gesso, barro cozido e outros. Esse setor emprega 365 mil pessoas no Brasil, em mais de 23 mil indústrias. 8,6% dos bens são exportados.

Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro, e os não-ferrosos.

Os não-metais apresentam propriedades opostas aos dos metais, ou seja, são maus condutores térmicos e elétricos, quando estão no estado sólido são quebradiços, e não exibem refletividade elevada ou brilho metálico como os elementos metálicos.

Não metais
Não apresentam aspecto brilhoso; Não são maleáveis e dúcteis; Não são bons condutores de eletricidade e calor, por isso são usados como isolantes; Apresentam baixos pontos de ebulição e fusão, sendo normalmente encontrados na natureza no estado gasoso e líquido.

Metal: 5 tipos presentes em objetos de uso cotidiano

  1. Ferro. Vários utensílios domésticos são confeccionados em ferro, como facas de corte e panelas. ...
  2. Aço. ...
  3. Alumínio. ...
  4. Cobre. ...
  5. Metais pesados.

Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Minerais não metálicos
Entre os principais exemplos estão a água, o enxofre, o diamante e a areia. Além de um recurso vital, a água é uma fonte de minerais não metálicos. Nas diferentes nas nascentes, podem ser encontradas diferentes composições químicas nesse líquido.

Resumo. A Planície do Pantanal, a maior área inundável da América do Sul, é limitada por três planaltos onde estão concentrados os recursos minerais não-metálicos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Materiais sintéticos
Um Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem de forma artificial e não extraído diretamente da Natureza. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais.

Grande parte deles são amplamente utilizados na construção civil em materiais de construção, como matérias primas de fertilizantes e minerais industriais. Construção civil: Cascalho, Areia, Granito, Calcário, Basalto, Gnaisse, Quartzo, Mármore, Ardósia.

Ametais ou Não metais: são os 11 elementos indicados na Tabela acima pela cor rosa: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Os não-metais são um grupo de elementos da tabela periódica. Eles localizam-se à direita dos metalóides e à esquerda dos halogênios.

Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios). Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados.

Os ametais ou “não metais” correspondem a todos os elementos que não possuem as características metálicas citadas anteriormente. Estão inclusos os halogênios, como o flúor, cloro, bromo, iodo, além de os gases nobres, que estão no grupo 18.