Quais são os mandamentos do Novo Testamento?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Você conhece os mandamentos: 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe'.

Qual a diferença entre o “novo mandamento" do Evangelho e o grande mandamento da lei? A diferença do mandamento de amar, trazido pelo Evangelho de Jesus Cristo, é que Ele não disse para amar como amamos a nós mesmos, assim como dizia a Lei. E sim que os seus seguidores devem amar como Ele amou (Jo 13.34.35).

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Ao todo, são computados 613 mandamentos no Antigo Testamento.

Os Cinco Mandamentos da Igreja são cinco obrigações ligadas à vida litúrgica que todo católico deve cumprir para sua salvação e crescimento espiritual. Podemos e devemos sempre fazer o nosso máximo, mas a missa, a confissão, a comunhão, o jejum e o dízimo são o mínimo que precisamos cumprir.

Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20. A palavra mandamento tem origem no verbo "mandar", que significa ordem ou regra.

Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Esses preceitos milenares representam também comportamentos que devemos priorizar. Deus resumiu os dez mandamentos em dois princípios: amor ao Senhor e ao próximo, como vemos aqui: “Amarás o Senhor Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento." “Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher areverencie o marido.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.

22 Ora, aconteceu certo dia que entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram. 23 Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam.

O mandamento de amar o próximo já constava no Antigo Testamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Mas Jesus destaca nele um aspecto novo, a reciprocidade: é o amor mútuo que cria e identifica a comunidade dos discípulos. “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros.”

Observe que todos os dez mandamentos estão em perfeita harmonia com os dois grandes mandamentos que Jesus Cristo deu em Mateus 22:37–40: amar a Deus e o próximo.

Quarto Mandamento: honrar pai e mãe
Esse mandamento nos obriga a amar e respeitar nossos pais, a obedecer-lhes em tudo o que não seja uma ofensa a Deus e a ajudá-los em suas necessidades. Se já faleceram, os filhos deverão oferecer missas e rezar por eles.

22/04/2023. O terceiro mandamento da Lei de Deus “guardar os domingos e festas”, de modo específico, lembra que o domingo é o Dia do Senhor e a Ele deve ser dedicado.

O quinto mandamento é muitas vezes chamado de primeiro mandamento com promessa. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)