Quais são os males que a sertralina faz?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Contudo, existe a possibilidade de o paciente apresentar alguns sintomas, sendo os efeitos colaterais mais comuns: Dor de cabeça. Tontura. Sensação de cansaço ou fraqueza.

A partir disso, traz funções de regulação no sono, apetite, ritmo cardíaco e na temperatura corporal. Porém, o principal efeito nos pacientes está relacionado ao humor. Já que evita os picos de estresse, ansiedade e outros.

Após resposta satisfatória, a sertralina mantém a eficácia, segurança e tolerabilidade em tratamento a longo prazo, como indicam estudos clínicos de até 2 anos de duração; Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) em pacientes pediátricos acima de 6 anos de idade; Transtorno do pânico, acompanhado ou não de agorafobia.

Tontura. Sensação de cansaço ou fraqueza. Insônia ou sonolência. Aumento ou redução do apetite.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima.

Se você esquecer-se de tomar cloridrato de sertralina no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, conti- nuando normalmente o esquema de doses recomendado.

A sertralina é lentamente absorvida no trato gastrintestinal, com pico de concentração ocorrendo entre 4,5 a 8,5 horas após a ingestão. Sua meia-vida média é em torno de 26 horas.

Esta pesquisa (em inglês) comparou os dois medicamentos e apontou que a sertralina é mais eficiente que a fluoxetina no tratamento da depressão.

O tratamento deve ser iniciado com 25 mg/dia. Após uma semana, a dose deve ser aumentada para 50 mg/dia. Este regime de dosagem demonstrou reduzir a frequência de efeitos colaterais emergentes no início do tratamento, característicos do transtorno do pânico.

Conclusão: Este estudo sugere que o uso de sertralina pode ser benéfico para reduzir o número de sintomas e intervenções de HID, embora não tenha havido diferença estatisticamente significante nos níveis pressóricos.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Neurológicos e motores: tonturas, vertigens, sensação de cabeça vazia, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de sensibilidade da pele e tremores; Gastrintestinais: náuseas, vômitos e alterações do hábito intestinal; Somáticos: calafrios, fadiga, letargia, dores musculares e congestão nasal.

O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia.

A sertralina pode causar algumas alterações no sistema digestivo e no apetite. Por conseguinte, isso pode proporcionar ganho ou perda de peso. Mas estudos indicam que isso acontece no início do tratamento. Então, com o tempo, o corpo tende a voltar à forma física anterior.

Os sintomas podem incluir hipertemia, visão turva, pupilas dilatadas, sonolência, confusão, convulsões, taquicardia e parada cardíaca. Geralmente, os sintomas ocorrerem em até seis horas após a ingestão. A overdose por ADT pode ocorrer por acidente ou propositalmente.

Grande parte dos antidepressivos mexem com os neurotransmissores que são responsáveis pela manutenção de um padrão de sono (pois são os mesmos que são responsáveis pela regulação do humor) e, portanto, ao iniciar a medicação, pequenos desequilíbrios que ocorrem no período de adaptação podem alterar o padrão de sono da ...