Quais são os malefícios que as redes sociais podem causar?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Dependência das redes sociais: principais causas e sintomas. Psicólogos, psiquiatras e especialistas do Vale do Silício alertam que o uso das redes sociais pode ser viciante e suas consequências, as mesmas de qualquer outra dependência: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole...

Podemos atrasar trabalhos, ou gastar horas com assuntos que não nos estão acrescentando. Além disso, muitas vezes nos esquecemos da nossa vida 'real', nos tornamos seres muito sociais nos meios digitais e ao mesmo tempo nos fechamos para as pessoas que convivem conosco no dia a dia.

Passados alguns anos, a ciência é categórica: as redes sociais estão deixando nossos jovens doentes. Diante de evidências do aumento de casos de depressão e suicídio, especialistas foram investigar e identificaram que a causa do comportamento dos jovens é o uso excessivo de internet.

Este excesso de interações virtuais pode aumentar a sensação de solidão, fazendo com que o indivíduo se isole socialmente cada vez mais para viver as “relações virtuais perfeitas”. Além da sensação de isolamento, o indivíduo também tem a sensação de que está perdendo diversos acontecimentos, ou “perdendo algo”.

Desvantagens da Internet

  • Distúrbio de Vício em Internet. O uso excessivo da Internet não é só prejudicial para a condição física, mas também para a saúde mental. ...
  • Crimes Virtuais. Os hackers podem criar vírus que podem entrar no seu computador pessoal e arruinar dados valiosos. ...
  • Alienação Social.

Os malefícios da internet estão em muitas pessoas se isolarem de suas vidas sociais, trocando o convívio ao lado da família e amigos por amigos virtuais que nem conhecem, troca o divertimento, laser [lazer] social por jogos online. Ficar horas a fio em frente ao PC tem sido a opção de muitas pessoas.

Confira alguns pontos que podem ser prejudicados pelo mau uso desses aparelhos:

  • Dores no pescoço.
  • Dores nas mãos.
  • Dores no ombro.
  • Dores no punho.
  • Papada e rugas.
  • Sono prejudicado.
  • Fonte: Catraca Livre.

Esse estímulo constante é o que gera dependência, em um processo similar à atuação de drogas ilícitas”, diz o psicólogo e professor da Uninter, Ivo Carraro. O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão.

De acordo com um estudo feito em março de 2022 pela empresa de comunicação SimpleTexting, realizado com usuários entre 18 e 75 anos, que levava em consideração aspectos como circulação de discurso de ódio, desinformação e cyberbullying, o Twitter é a rede social mais tóxica da Internet em 2022 e foi anunciado como tal ...

O uso prolongado de aparelhos como celulares, tablets ou computadores pode influenciar diretamente na saúde mental e colaborar para o desenvolvimento ou intensificação da depressão, ansiedade, hiperatividade, transtornos de déficit de atenção, entre outros quadros.

Ela traz a sensação de que, se o indivíduo não estiver conectado, perderá informações importantes. E isso pode levar à depressão e ansiedade. O que também pode acabar levando uma pessoa a esses dois distúrbios é a interrupção do ciclo de sono.

30 out 2021 Conheça as doenças mais comuns na adolescência
Mudanças fisiológicas, emocionais, sociais, pressão nos estudos e convivência familiar… a lista é tão longa, que os adolescentes sentem dificuldade em administrar todas as novidades que surgem e esses fatores acabam interferindo nos cuidados com a saúde.

A pesquisa, que examinou vinte usuários de redes sociais com diferentes níveis de dependência, identificou alterações nos volumes de massa cinzenta, ou seja, na morfologia cerebral, de regiões específicas do cérebro que estão associadas ao vício.

Segundo os psicólogos, é possível encontrar uma ampla rede de apoio nas redes sociais e até mesmo fazer alguns amigos. Além disso, por meio das redes sociais é possível conversar com pessoas que sofrem com problemas semelhantes aos seus, o que fará com que você se sinta acolhido e compreendido.

As redes sociais acabam transmitindo uma ideia equivocada da realidade, gerando ansiedade, autoestima baixa ou outros transtornos mentais. Fotos com edições e filtros e postagens que dão a entender o quanto a vida é boa e sem problemas acabam gerando um sentimento de frustração em quem consome o conteúdo.

Veja aqui os sete maiores riscos que as crianças correm na Internet:

  • Bullying virtual. ...
  • Predadores virtuais. ...
  • Publicação de informações privadas. ...
  • Phishing. ...
  • Vítimas de golpes. ...
  • Download acidental de malware. ...
  • Postagens que podem se voltar contra seu filho no futuro.

O estudo por meio da internet permite que estudantes se preparem com qualidade e com custo bem menor ao de cursos e aulas presenciais. O conteúdo está disponível na rede, sem a necessidade de uma estrutura física, como salas de aula de cursinhos preparatórios, por exemplo.