Quais são os malefícios da goiaba?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Como a fruta pode alterar os níveis de açúcar no sangue, diabéticos devem tomar cuidado ao consumi-la frequentemente. Já o extrato da folha de goiaba, quando consumido, pode potencialmente causar alguns efeitos colaterais, como náusea e dor de estômago.

A goiaba é uma fruta extremamente rica em fibras, por isso, o consumo em grande quantidade pode afetar o funcionamento intestinal, podendo agravar casos de constipação ou até mesmo causá-los. Além disso, a alta ingestão de fibras deve sempre estar associada com uma boa hidratação, ou seja, o consumo regular de água.

Malefícios do suco de goiaba
Histórico de cálculo renal: quem tem ou já teve pedras nos rins também precisa tomar cuidado na hora de consumir o suco de goiaba, por conta da alta dosagem de vitamina C presente na fruta.

Protetora do fígado
Existem nas folhas e no fruto da goiabeira uma propriedade que protege o fígado contra as lesões decorrentes do excesso de toxinas. Essas toxinas podem ser acumuladas por causa do uso contínuo ou frequente de medicamentos ou de uma alimentação deficiente.

Goiaba. A goiaba tem baixo índice glicêmico e pequena carga glicêmica (responsável por indicar, no organismo, a qualidade e a quantidade de carboidratos que um determinado alimento possui). Nela, também encontramos muitas fibras e vitamina C. A fruta inteira é um excelente lanchinho para quem tem diabetes.

Então, saiba que a fruta é rica em vitamina A. Mas, o nutriente presente nessa fruta que é responsável pela melhoria da visão das pessoas é a vitamina A. Portanto, mais uma vez, a goiaba branca é a melhor opção, pois apresenta 33,4 mg contra 24,5 mg da sua irmã vermelha.

A goiaba é rica em pectina, uma fibra solúvel que auxilia no funcionamento intestinal e facilita a eliminação do colesterol.

Além de ser uma excelente fonte de fibras, a goiaba é excelente para tratar constipação. Essas duas fontes naturais de limpeza dos intestinos e do sistema excretor ajudam o corpo a reter água e também nos movimentos do intestino. Portanto, é uma boa opção para melhorar a digestão.

Por ser rica em vitamina C, é ideal para ser consumida junto de grandes refeições, para auxiliar a absorção de ferro.

A goiaba é um dos alimentos com maior poder anti-inflamatório e antioxidante, sendo também rica em guaijaverin, um flavonóide relacionado com a queratina. Além de ser uma excelente fonte de vitamina A e C, magnésio, beta-caroteno e fibra, a goiaba é ainda um dos principais aliados da boa saúde e bem-estar.

Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.

Frutas não ácidas
Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Laranja-lima, banana, maçã, goiaba, peixe, frango, gengibre e suco verde são alguns dos alimentos com efeito positivo no processo de digestão e podem amenizar os sintomas da gastrite. Por isso, o consumo é recomendado no dia a dia.

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.