Quais são os maiores prazeres do ser humano?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos
  • Um bom copo de água. ...
  • Tomar banho quente no frio. ...
  • Receber dinheiro inesperado. ...
  • Dormir em lençóis limpos. ...
  • Sentir seu parceiro. ...
  • A recompensa de fazer exercício físico. ...
  • Descobrir que a pessoa que você ama também está apaixonada. ...
  • Ser reconhecido por algo grande.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo. Se eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso e, é claro, mau humor.

A atividade física e o exercício regular estão no topo da lista para alcançar felicidade. Estudos mostram consistentemente uma relação entre ser fisicamente ativo e aumentar o bem-estar subjetivo, também conhecido como felicidade. Pesquisas sugerem que caminhar 30 minutos por dia pode melhorar sua saúde.

Resposta: 1- Os prazeres naturais e necessários para a vida, como comer, beber e vestir-se.

Beijo, sono, riso, doce, silêncio, sexo... A ciência garante que aproveitar as coisas boas da vida (na dose certa, sempre) nos ajuda a ganhar bem-estar e felicidade.

Os desejos naturais e necessários permitem que o corpo continue afirmando-se na existência. Nós não os desejamos porque são bons, eles são bons porque os desejamos. Água, para não morrer de sede; comida para não morrer de fome; calor; para não morrer de frio.

Os desejos intrínsecos dizem respeito ao que o sujeito quer para seu próprio bem, enquanto os desejos instrumentais referem-se ao que o sujeito quer para o bem de outra coisa. Os desejos ocorrentes são conscientes ou causalmente ativos, em contraste com os desejos parados, que existem em algum lugar no fundo da mente.

O Prazer Imediato é aquilo que acontece com a nossa mente, é um comando que é disparado de forma automática pela nossa mente. Como exemplo, gosto muito de citar sobre o emagrecimento. Uma pessoa que tem como objetivo emagrecer 20kg e deixar o PI influenciar sua vida, será muito mais doloroso para atingir tal objetivo.

Embora possa haver um aspecto genético envolvido, a felicidade é algo que qualquer pessoa pode ter acesso por meio de algumas ações simples. O estilo de vida, os hábitos, a rotina, as atividades físicas e mentais. Tudo isso influencia nos hormônios da felicidade e bem-estar.

1-Os prazeres naturais e necessários para a vida, como comer, beber e vestir-se. 2-Os prazeres naturais, mas não necessários para a conservação da vida, como vestir-se de maneira muito elegante e comer pratos muito sofisticados. 3-Os prazeres não naturais, que são criados pela sociedade, como fama, hora e riqueza.

Vida Feliz – O significado de felicidade de uma maneira geral é conhecido por todos, um sentimento de bem estar e contentamento. Mas o significado de uma vida feliz é extremamente subjetivo, pois depende muito dos nossos valores, ou seja, do que a gente valoriza como bom e satisfatório em nossas vidas.

Para Epicuro estes prazeres são divididos em três patamares:

  • Necessários e naturais: comer, beber, dormir...;
  • Não necessários e naturais: desejo sexual, desejo de extravagâncias alimentares...;
  • Não necessários e não naturais: os desejos ilimitados de poder, ganância...

É a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação da dor, com a ausência de sofrimento a partir do conhecimento de si, do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.

Desejos naturais e necessários
São desejos que, caso não satisfeitos, atrapalham nosso equilíbrio, nossa própria maneira de ser. Epicuro coloca estes desejos como os mais importantes. Devemos dedicar a vida a estes prazeres, pois eles são os únicos verdadeiramente fundamentais para a boa vida.

Em sua filosofia, o prazer é considerado o bem supremo, contudo, Epicuro era frugal, simples e despojado. Para ele, aquele que se farta de prazer não sabe viver, muito menos consegue ser feliz. Isso ocorre porque o prazer em excesso torna-se dor, ou até mesmo infelicidade.

Diz no seu livro: “O ser humano possui cinco desejos fundamentais: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil.

Diz no seu livro: "O ser humano possui cinco desejos fundamentais: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil. Quando esses desejos são satisfeitos, o homem encontra a razão de viver".

Epicuro observou e distinguiu os desejos humanos em três categorias: 1) desejos naturais e necessários, 2) desejos naturais, mas não-necessários, e 3) desejos não-naturais e não necessários.

substantivo masculino Sensação agradável de contentamento ou de alegria, normalmente relacionada à satisfação de um desejo, vontade ou necessidade; divertimento, diversão.

A Bíblia não prega que o prazer é necessariamente errado. Na verdade, Deus promete um grande prazer àquele que O conhece e anda em Sua companhia. O salmista fala: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita." (Salmos 16:11).

A ética epicurista é caracterizada por ser um hedonismo (Chaui, 2009), ou seja, é uma tendência filosófica que considera o prazer como um bem (Ferrater Mora, 1994/2001). Epicuro (n.d./2002), consonante com os princípios hedonistas, afirma que "o prazer é o início e o fim de uma vida feliz" (p. 37).