Quais são os maiores desafios da segurança pública?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

É possível apontar alguns problemas centrais da crise de segurança pública no Brasil:

  • organização do crime;
  • porte de armamentos de guerra, por parte dos criminosos;
  • leis que restringem a ação policial;
  • sensação de impunidade;
  • corrupção das instituições;
  • regras brandas para combater o crime.

Enfrentar a impunidade dos crimes contra a vida: (i) priorizar a redução dos homicídios, preservando a vida; (ii) criar um indicador nacional de esclarecimento de homicídios; (iii) orientar a oferta de recursos públicos federais de acordo com metas de redução de homicídios.

E como possíveis causas de tudo isso, estudos apontam questões como pobreza, desigualdade, cultura, história, etnia, desemprego, religião e disputas de território como causas da falta de segurança.

A Segurança Pública é uma das atribuições do Estado para garantir à população as condições de produtividade, qualidade de vida e confiança para trabalhar, empreender, investir, gastar, construir a própria carreira, constituir família e viver uma vida feliz.

Tema de redação: os desafios da segurança pública no Brasil

  • A necessidade de um debate entre o Governo e a sociedade civil;
  • Criação de políticas preventivas em áreas mais vulneráveis;
  • O despreparo do Governo e o descaso diante da necessidade de implementar medidas preventivas;

A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)” (Constituição da República Federativa do Brasil).

Por meio do investimento na melhoria de espaços públicos para estimular a circulação das pessoas pela cidade, o que contribui para o aumento da sensação de segurança. Isso pode ser executado por meio de serviços de iluminação pública, conservação de vias, parques e praças e pela coleta regular de lixo, por exemplo.

Como vimos, mais armas circulando não garante segurança, potencializa desentendimentos, incrementa as taxas de homicídio; mas, ao mesmo tempo, permite que o Estado lave suas mãos, uma vez que a responsabilidade por proteção se torna cada vez mais individual e menos coletiva.

Uma política pública de segurança deve ter a capacidade de articular a repressão e prevenção ao crime, tem que trabalhar com a participação e envolvimento dos demais atores da sociedade e a própria sociedade, o que se pode denominar de prevenção social em detrimento do vigente sistema de prevenção criminal.

A participação da Sociedade tem se mostrado eficiente nos lugares onde já foi implantado o policiamento comunitário promovendo um sucesso junto a condução da segurança pública, porque teve a capacidade de integrar policiais e comunidades em prol de um objetivo comum, pois os insucessos estão mais ligados a mau ...

SENAC. segurança do país, referência para o mundo referent e à segurança pública.

As secretarias de segurança pública (SSP) são responsáveis, no âmbito estadual, pela manutenção da ordem pública de cada estado. Fazem isso através da administração das forças policiais e de outras instituições – que variam de acordo com as iniciativas de cada estado.

Como está evidenciado na Constituição, a segurança pública é um dever do Estado, e um direito e responsabilidade de todos. Quanto à responsabilidade de todos, a participação popular é fundamental, pois a sociedade deve participar da formulação e do controle da gestão das políticas de segurança.

A falta de segurança está diretamente relacionada à omissão do Estado que não promove políticas públicas de maneira eficaz, especialmente nas áreas de planejamento familiar e exercício da paternidade responsável, de educação, de promoção de emprego, e de ressocialização do preso.

Violência. No Brasil, apenas no ano de 2021, 47,5 mil pessoas foram assassinadas, das quais 6,1 mil foram mortas pelas mãos de agentes do Estado em ações policiais. A taxa de homicídios de negros pela polícia (por 100 mil habitantes) é 4,5 vezes maior do que a de brancos.

Quais são as forças de segurança pública no Brasil e como atuam?

  • Forças de Segurança Pública no Brasil.
  • Polícia Civil.
  • Polícias Militares (PM)
  • Corpo de Bombeiros Militares.
  • Guarda Civil Municipal.
  • Força Nacional de Segurança Pública.