Quais são os locais onde as ações voluntárias e involuntárias são processadas?

Perguntado por: nramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Ele é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, ponte, tálamo e hipotálamo.

Sistema Límbico

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado.

órgãos involuntários são aqueles que o funcionamento não depende do seu próprio comando ou de uma forma bem direta, são aqueles que você não controla, exemplo bem simples é o coração. órgãos voluntários são aqueles que você consegue ter um domínio para exercer ou cessar sua função, como exemplo os olhos.

Movimentos involuntários são aqueles que realizamos sem a nossa vontade, ou seja, involuntariamente. Por exemplo: piscar, bocejar, soluçar, espirrar. Movimentos voluntários são os que realizamos de acordo com a nossa vontade, ou seja, voluntariamente.

As ações voluntárias são aquelas que acontecem a partir da nossa vontade. Como exemplo, tem-se: Comer. Falar.

Algumas das funções do sistema nervoso – respiração, temperatura corporal e freqüência cardíaca, por exemplo – são involuntárias, ou seja, elas não estão sob nosso controle consciente, outras, como o movimento, expressão e pensamento, são voluntárias, ou seja, eles estão sob nosso controle.

O SNP voluntário é formado por neurofibras motoras que levam os impulsos do sistema nervoso central aos músculos estriados esqueléticos. É esse sistema nervoso que controla os estímulos provenientes do ambiente externo.

Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.

O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios. O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo. Ele está relacionado com a compreensão, percepção e resposta aos estímulos internos e do ambiente que nos rodeia.

Cada emoção abrange circuitos cerebrais diferentes, ou seja, estruturas no cérebro específicas que geram reações e comportamentos distintos. Assim, as emoções são programas de ação, coordenados pelo cérebro, que gerencia alterações em todo o corpo.

É de conhecimento geral que o coração simboliza o amor. Mas, o que nem todos sabem é que esse sentimento é na verdade gerado pelo cérebro – sim, o coração acelerado, borboletas no estômago, a boca seca, rosto corado e suor nas mãos são causados por hormônios e neurotransmissores que circulam por todo corpo.

hipotálamo

O hipotálamo produz ainda a oxitocina e a vasopressina, responsáveis por sentimentos de empatia e compromisso. Esta é, aliás, a hormona responsável por quase toda a ligação social e formação de laços entre os mamíferos.

Medula Espinhal
Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).

O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. Ponte: Situa-se entre o bulbo e o mesencéfalo.

Composta por células nervosas e localizada no canal interno das vértebras, a medula espinhal é um cordão cilíndrico, que fica logo abaixo das costelas. A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos.

Músculos lisos.
São os principais músculos dos órgãos internos (exceto coração) e fazem movimentos involuntários. Por exemplo, os músculos lisos do intestino empurram o alimento durante a digestão.

Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.

O músculo liso também é controlado pelo cérebro, mas não voluntariamente. Os desencadeadores da contração e do relaxamento dos músculos lisos são controlados por necessidades do corpo, assim, os músculos lisos são considerados músculos involuntários, pois funcionam sem o controle consciente da pessoa.