Quais são os locais indicados para uma punção venosa?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.

Quais são as veias para coleta de sangue venoso? Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas.

Quais as indicações e contra-indicações da punção venosa periférica? É indicada a desidratação em adultos e crianças, reposição de volumes estéreis, administração de drogas de uso contínuo e hemoderivados. Manter via de acesso rápido em situações emergenciais.

A punção lombar é feita nas costas, na região lombar, com o paciente usualmente deitado em decúbito lateral utilizando agulha espinhal fina e descartável (Figura 1). Antes da perfuração, normalmente é realizada a administração de anestésico local (lidocaína).

Como a biópsia pode ser realizada em praticamente qualquer tecido do corpo, a preparação depende do tamanho da amostra e do local de onde ela será realizada. Se informe com seu médico e se certifique de não possuir dúvidas quanto aos procedimentos necessários para a realização do exame.

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico.

Em relação à coleta de sangue, durante a venopunção, deve-se evitar, EXCETO:

  • Áreas com infusão de soro e medicamentos.
  • Vasos do dorso das mãos como alternativa de coleta.
  • Locais contendo cicatrizes de queimaduras.
  • Membros superiores localizados no mesmo lado do corpo onde tenha sido realizada cirurgia de mastectomia.
  • E.

Proceder à punção e à introdução do dispositivo na veia, com o dispositivo em angulo de 15 a 45 graus pelo método direto ou indireto; 15.

Tipos de acesso: Acesso venoso periférico (AVP): Trata-se de cateter inserido em veias periféricas, geralmente em veias dos membros superiores e em região cefálica em lactentes.

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

Limitar no máximo a duas tentativas de punção periférica por profissional e, no máximo, quatro no total. Múltiplas tentativas de punções causam dor, atrasam o início do tratamento, comprometem o vaso, aumentam custos e os riscos de complicações.

O Jelco é um cateter intravenoso, utilizado para realização de punções venosas periféricas. Diferentemente do Scalp, é indicado para casos com maior tempo de permanência, o que permite também a infusão de grandes volumes de forma rápida.

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática... Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome - de forma cruenta.

PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA - PAAF | CITOLAB. O que é: A aspiração por agulha fina (PAAF) é um tipo de biópsia realizada com uma pequena agulha (calibre 21 a 25) para obter amostras de tecido e líquido a partir de lesões sólidas ou císticas.

Médico Patologista

Ele é geralmente realizada por um Médico Ultrassonografista e tem como objetivo coletar amostras de células do nódulo, que serão analisadas em laboratório por um Médico Patologista. “A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom.

A punção aspirativa é realizada por meio de uma agulha fina para coletar material orgânico do nódulo na tireoide. Associada à agulha, é utilizada uma sonda de ultrassom, auxiliando o médico na precisão do procedimento. O médico solicita que o paciente mantenha-se deitado.