Quais são os livros canônicos?

Perguntado por: lcrespo7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Pois bem, as Escrituras canônicas são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué [filho de] Nun, Juízes, Rute, quatro livros dos Reis, dois livros de Paralipômenos, Jó, Saltério de Davi, cinco livros de Salomão, doze livros dos profetas, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, dois ...

Catolicismo Romano

  • Tobias.
  • Judite.
  • I Macabeus.
  • II Macabeus.
  • Sabedoria de Salomão.
  • Eclesiástico (também chamado Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque, Sirácida, Sirácide, ou Ben Sirá).
  • Baruque (incluindo no último capítulo a epístola de Jeremias).

Este termo foi atribuído pelos Católicos aos livros que não foram reconhecidos pelas autoridades religiosas do Cristianismo e do Judaísmo ao longo dos séculos.

Além dos 39 livros chamados protocanônicos, as igrejas católicas romana e ortodoxa consideram outros sete livros como parte do conjunto do Antigo Testamento.

Canônico é um adjetivo que caracteriza aquilo que está de acordo com os cânones, com as normas estabelecidas ou convencionadas.

Os evangelhos "apócrifos" foram escritos depois dos quatro canónicos com fins ideológicos muito próprios. Apresentam-nos narrativas e sentenças de Jesus substancialmente diferentes das dos canónicos. Eles nascem, naturalmente, para preencher os "vazios" deixados pelos evangelhos canónicos.

A bíblia católica tem sete livros a mais que bíblia protestante.

Quais são as diferenças entre os evangelhos canônicos e os apócrifos? A primeira diferença que podemos comprovar — já que o fato de os evangelhos canônicos terem sido inspirados por Deus não pode ser diretamente verificado — é externa aos próprios evangelhos: os canônicos pertencem ao cânon bíblico; os apócrifos não.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Lutero levou 11 semanas para concluir o Novo Testamento.

200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v. 4.6.14).

Conjunto de autores ou de obras que são considerados exemplares em determinada altura ou local (ex.: cânone arquitectónico ; cânone literário; cânone ocidental).

Os Evangelhos citam seis, duas mulheres, das quais se desconhecem os nomes, e quatro homens: Tiago, Judas, José e Simão.

Segundo Flávio Josefo, o cânon do AT, com 39 livros, foi fechado entre 465 e 425 a.C., no tempo de Esdras e Neemias.

Sobre o Antigo Testamento
Como forma original, ele apenas está escrito em hebraico ou aramaico. Assim, os cristãos resolveram dividir o Antigo Testamento em cinco grupos diferentes: Lei, História, Poesia ou Livros de Sabedoria, Profecias e os Livros Deuteronômicos.

O Cânon bíblico, portanto, como “código”, isto é, um “texto da cultu- ra”, se formou nessa tradução de tradições que deu aos signos anteriores das Escrituras judaicas novos contornos.

Canônico é um adjetivo que caracteriza aquilo que está de acordo com os cânones, com as normas estabelecidas ou convencionadas.