Quais são os líquidos Serosos?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Enfim, os líquidos serosos são formados pelo ultrafiltrado do plasma e a pequena quantidade de proteína que é filtrada, é retirada pelo sistema linfático. Este líquido fica situado entre as membranas que o delimitam e serve para lubrificá-las.

Normalmente este fluido e claro e incolor, e possue pequena quantia de células como fagócitos mononucleares, células mesoteliais, linfócitos e neutrófilos.

O seroma é o acúmulo de líquido debaixo da pele, que surge no local de uma cirurgia, próximo à cicatriz cirúrgica.

Enfim, os líquidos serosos são formados pelo ultrafiltrado do plasma e a pequena quantidade de proteína que é filtrada, é retirada pelo sistema linfático. Este líquido fica situado entre as membranas que o delimitam e serve para lubrificá-las.

se·ro·sa |ó| 1. [ Anatomia ] Membrana que reveste uma cavidade do corpo e que segrega serosidade (ex.: a pleura, o pericárdio e o peritoneu são serosas).

Mucosa: É constituida por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste internamente nas cavidades. EX: nariz. Serosa: É constituida por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste externamente no coração, pulmões e intestino.

As células serosas são responsáveis por produzir uma secreção aquosa rica em enzimas, e as mucosas são responsáveis pela secreção de muco, o qual apresenta como principal função a lubrificação do bolo alimentar.

O aspecto sero-hemático sugere neoplasia, trauma ou embolia pulmonar. O diagnóstico de hemotórax é realizado quando o hematócrito do líquido pleural ultrapassa mais de 50% o hematócrito do sangue periférico. O aspecto leitoso sugere quilotórax ou pseudoquilotórax, e a aspiração de pus caracteriza oempiema.

Exsudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou [sob pressão] de tecidos.

Os líquidos cavitários são classificados em pleural, pericárdico, peritoneal e celomático, por estarem em cavidades fechadas e revestidos por duas membranas serosas: a parietal, que reveste a cavidade, e a visceral, que reveste a superfície dos órgãos.

Serosa: Origina do soro sanguíneo e secreções de células. É observado nas fases de desenvolvimento da maioria das reações inflamatórias agudas e é encontrada nos estágios precoces da infecção bacteriana. Tem coloração clara. Sanguinolenta: Indica sangue ativo decorrente da ruptura de vasos.

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa.

Serosa ou membranas serosas são membranas húmidas que se encontram encerradas nas cavidades do corpo. Cada serosa é constituída por uma camada parietal que reveste a parede da cavidade e se dobra na camada visceral que cobre as superfícies exteriores dos órgãos que se encontram na cavidade.

Ela envolve e confere estabilidade ao coração e às raízes dos grandes vasos sanguíneos. Outra função importante do pericárdio é produzir uma pequena quantidade de líquido que fica entre o coração e a própria membrana. Esse líquido tem como objetivo reduzir o atrito das batidas do coração.

O diafragma separa a cavidade torácica das cavidades abdominal e pélvica (abdominopélvica). Estas cavidades são revestidas de membrana serosa, conhecida como pleura na cavidade torácica e peritônio na cavidade abdominal.