Quais são os legumes tubérculos?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os tubérculos são uma excelente fonte de energia para o organismo. Eles pertencem a um grupo alimentar de vegetais que se desenvolvem embaixo do solo e que inclui a mandioca (aipim ou macaxeira), as batatas, como a inglesa, a doce e a baroa (mandioquinha), o cará e o inhame.

Tubérculos: energia encontrada abaixo da terra
Por conta do intenso contato com a terra, esses alimentos, além de ricos em carboidratos, também são boa fonte de minerais como o cálcio, magnésio e potássio. Bons exemplos de tubérculos que devem fazer parte da nossa alimentação são a batata, o inhame e o cará.

Beterraba: é um dos alimentos com alta quantidade de vitamina A, B, C e baixo valor calórico. Sua raiz e suas folhas também são recomendadas para consumo, pois possuem altas quantidades de ferro, cálcio e betacaroteno (precursor da vitamina A). Pode ser consumida em cozidos e saladas.

Inhame

Inhame. Outro tubérculo muito nutritivo é o inhame. Excelente para a melhora do funcionamento intestinal, ele é também um fortalecedor natural da imunidade, por ser composto de antioxidantes, e previne doenças cardíacas, pois é rico em vitamina B6, que protege os vasos sanguíneos.

A nutricionista Juliette Carvalho lembra que é possível substituir o arroz por outras fontes de energia e nutrientes: milho, batata doce, batata inglesa e mandioquinha são ótimas opções. Alguns cereis, como aveia e soja, podem ser boas alternativas para alcançar uma consistência parecida com a do arroz.

Os legumes são os frutos, as raízes, os caules e os tubérculos das plantas, como: tomate, abóbora, berinjela. mandioca, cenoura, palmito e batata.

Tipos de legumes
Raízes: vegetais onde a parte comestível cresce debaixo da terra. Tubérculos: é uma espécie de raiz que armazena uma determinada quantidade de nutrientes energéticos.

3- Raízes e tubérculos
A mandioca (também conhecida como macaxeira e aipim), batatas, mandioquinha e inhame fazem parte desse grupo e podem compor a alimentação para diabéticos.

Rica em fibras alimentares e em prebióticos, a batata yacon tem sido apontada como uma aliada para a saúde intestinal, para prevenir doenças alérgicas e infecciosas e, principalmente, para quem tem diabetes.

Os feijões, nos seus mais variados tipos, ocupam o topo da lista dos vegetais fonte de ferro. A maioria dos feijões contém aproximadamente 5mg de ferro a cada 100g.

Em geral, os vegetais verde-escuros são ricos em ferro, como é o caso do agrião, que tem 3,1mg do mineral em 100g. Nessa quantidade, o agrião bate em ferro até mesmo o espinafre (0,4mg), a couve (0,5mg) e o alface (0,4mg).

Este verde folhoso está no topo da lista como um dos vegetais mais saudáveis, graças ao seu perfil nutritivo impressionante. Uma xícara (30 gramas) de espinafre cru fornece 56% de suas necessidades diárias de vitamina A mais todas as suas necessidades diárias de vitamina K – tudo por apenas 7 calorias.

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro.

Ao contrário do que muita gente pensa, a mandioca não é um legume ou verdura, mas sim um tubérculo (isto é, uma raiz de casca rugosa), assim como a batata, a beterraba e outros alimentos.

Apiaceae

A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça do grupo das raízes tuberosas da família Apiaceae, e considerada um dos vegetais mais consumidos no Brasil, sendo cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

A alface é uma hortaliça tipicamente folhosa, de grande aceitação. Ao lado do tomate, é o principal ingrediente da maioria das saladas. Provavelmente, esse grande consumo se dá em razão de seu sabor agradável e seu fácil preparo. Existem espécies de alfaces que apresentam folhas lisas, crespas, roxas, etc.

Legumes: são todas as hortaliças em que a parte comestível são os frutos ou as sementes. Raízes: são todas aquelas hortaliças em que a parte comestível se desenvolve abaixo do solo.

Pode ser substituído por lentilha, ervilha, vagem ou grão de bico.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.