Quais são os invertebrados parasitas?

Perguntado por: voliveira6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Entre os invertebrados, os parasitas podem ser artrópodes, como pulgas, ácaros e piolhos; anelídeos, como sanguessugas; e vermes, como solitárias e lombrigas.

Destacamos aqui, alguns dos parasitas mais comuns.

  • Pulgas – Podem ser encontradas tanto no ambiente quanto no animal. ...
  • Carrapatos – Picam humanos e animais e são transmissores de várias doenças. ...
  • Ácaros (como o Sarcoptes scabiei) – Causa a sarna sarcóptica, que acomete cães e também os seres humanos.

Os parasitas que vivem dentro do corpo do hospedeiro são chamados de endoparasitas, e os que se alojam fora do organismo parasitado são chamados de ectoparasitas.

Existem 3 tipos de parasitas:

  • Organismos unicelulares (protozoários, microsporídios)
  • Helmintos multicelulares (vermes)
  • Ectoparasitas como o da sarna e o piolho.

Filos dos invertebrados

  • Poríferos. Exemplo: esponjas-do-mar. ...
  • Nematódeos ou nematelmintos. Exemplo: lombriga. ...
  • Moluscos. Exemplo: polvo, lula, ostras e caracóis. ...
  • Anelídeos. Exemplo: minhoca. ...
  • Equinodermos. Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar. ...
  • Artrópode. Exemplo: insetos, aracnídeos, crustáceos.

De acordo com a gastroenterologista Fernanda Oliverio, os exemplos mais comuns são: amebíase, ancilostomíase (popularmente conhecido como amarelão ou doença do Jeca Tatu), ascaridíase (a famosa lombriga), tricuríase, enterobíase ou oxiuríase, esquistossomose, estrongiloidíase, giardíase e teníase (verme do porco/boi).

Parasito: é o ser vivo de menor porte que vive associado a outro ser vivo de maior porte, à custa ou na dependência deste. Pode ser: Ectoparasito: vive extremamente no corpo do hospedeiro. Endoparasito: vive dentro do corpo do hospedeiro.

· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

As parasitoses são infecções decorrentes dos parasitas durante o parasitismo. São abrangidos nesta categoria malefícios que vão desde os causados por vírus até os ocasionados por vermes. São parasitoses as protozoonoses, bacterioses, verminoses e viroses.

Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.

Bactérias são parasitos, como o são diversas espécies de protozoários, fungos, helmintos, artrópodes e outros organismos, inclusive vegetais e animais vertebrados.

Doenças infecciosas
Processos infecciosos causados por diferentes microrganismos – bactérias , fungos, protozoários , vermes e vírus – que penetram, se desenvolvem e se multiplicam no organismo humano. Quando o agente causador é um protozoário ou um verme, a doença infecciosa é chamada de parasitária.

Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios: “sem ocupar uma célula viva, é impossível se replicarem, ou seja, gerarem uma nova partícula viral.” Assim, existem vírus que infectam plantas, vírus que infectam cachorros, vírus que infectam gatos, vírus que infectam bactérias e vírus que infectam os ...

Os mosquitos são os vetores de doença mais conhecidos. Outros vetores incluem carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce.

artrópode

O filo artrópode, que inclui, entre outros animais, insetos e crustáceos, é o grupo de invertebrados com maior número de espécies. Estima-se que esse grupo represente mais de 80% de todo o reino animal.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.

O parasita pode viver tanto fora como dentro do corpo do hospedeiro. Se viver fora, é conhecido por ectoparasita, mas se estiver dentro de um organismo, trata-se de um endoparasita. Os piolhos e carrapatos, por exemplo, são exemplos de ectoparasitas, pois vivem na superfície do corpo de animais.

A teniose é causada pela "tênia", também conhecida por "solitária", um verme achatado que se prende à parede do intestino e pode chegar a 4 metros de comprimento.