Quais são os instrumentos utilizados pelos índios?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo.

Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais. O nome desses instrumentos pode variar de acordo com a tribo estudada. Os nomes adotados são encontrados na bibliografia já existente.

As armas mais comuns dos povos indígenas - arcos, flechas, lanças de madeira, tacapes, pequenos machados de pedra - são bem conhecidas e, de fato, podiam ser encontradas, à época da chegada dos colonizadores europeus, entre a maioria dos nativos habitantes do litoral.

Entre os instrumentos utilizados por eles, destacam-se os tambores (tãpo) e a flauta de tipo sõkari, que acompanham suas canções, danças e rituais.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordofones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones.

Os instrumentos indígenas, do ponto de vista da sua utilidade, podem servir para a comunicação ou para funções propriamente musicais. Dessa forma, a obtenção do som entre os índios é uma mensagem sonoro-musical destinada a diversos fins.

O gnômon e a medição do tempo
Para marcar intervalos de tempo menores que o dia, o ser humano começou a observar a variação de sua própria sombra ao longo do dia.

A maioria das tribos brasileiras mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu, com o Relógio Solar. Feito de uma haste cravada verticalmente no chão, ele perrmite saber as horas pela posição da sombra projetada num terreno horizontal.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

Os indígenas são verdadeiros artesãos na confecção de suas armas, como: flecha, arco, tacape e lança, e de seus instrumentos musicais, como: chocalhos, maracás, flautas e tambores.

flechas mais longas e as pontas tipo serra, muito usadas para a pesca. Outras pontas são feitas com a própria madeira da flecha. Algumas comunidades colocam ossos e dentes de animais. Há outras flechas praticamente sem ponta, mas com uma espécie de esfera (coquinho), usada na caça aos pássaros.

As técnicas de caça e pesca empregadas tradicionalmente na região – a caça com arcos, flechas e zarabatanas; a pesca com anzóis e armadilhas – são, no geral, consideradas não intrusivas. Ou seja, elas não modificariam, segundo os índios, o comportamento dos animais.