Quais são os instrumentos utilizados em cirurgia odontológica?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Servem para uma análise inicial da condição clínica do paciente.

  • Espelho clínico. É utilizado para observar a estrutura da boca do paciente por completo. ...
  • Sonda exploradora. Utilizada para identificar falhas na estrutura dental. ...
  • Pinça clínica. ...
  • Seringa carpule. ...
  • Escavador de dentina. ...
  • Espátulas. ...
  • Hollemback. ...
  • Fórceps.

Além de todos esses que foram citados, ainda existem diversos instrumentos que são imprescindíveis para o trabalho do dentista, como: condensadores, brunidores, porta-matriz, fios afastadores, pinças para sutura, fios para sutura e muito mais.

Para realizar uma sutura, alguns materiais são essenciais, como a agulha, o fio e o porta-agulhas. A agulha tem como finalidade levar o material de síntese através dos tecidos, causando mínima lesão tecidual.

O bisturi é um dos instrumentos cirúrgicos mais conhecidos e antigos da história da medicina. Amplamente utilizado para fazer incisões, sua principal característica é portar uma lâmina extremamente afiada, de diferentes tipos para funções específicas.

A pinça hemostática Kelly é utilizada em vários procedimentos cirúrgicos para travar os vasos sanguíneos e promover a hemostasia.

Para isso, o esculpidor, o escavador, a espátula, o espelho clínico, as brocas, entre outros devem estar organizados para o fácil acesso.

Os instrumentais odontológicos são ferramentas específicas de uso na Odontologia que servem para possibilitar ao profissional realizar atendimentos nas mais diversas especialidades da profissão.

A extração é feita com o auxílio de alguns instrumentos, como a alavanca (que amolece o dente) e o fórceps dentário (que abraça a coroa do siso para poder extraí-lo), caso o dente não possa ser removido apenas com a alavanca.

Os materiais dentários podem pertencer a uma das seguintes classes: metais, cerâmicos e polímeros, lembrando que em sua maioria, são usados como materiais restauradores e como materiais para prevenção.

Material, podem ser: sintético ou natural; Configuração física, ou seja, de acordo com o seu filamento: monofilamento (associado a menor risco infeccioso e menor trauma tecidual) e multifilamento (associado a maior resistência a tensão, mais flexível e mais fácil de manusear).

Os fios de sutura dentária de nylon são sintéticos e não-absorvíveis. Estão disponíveis em monofilamento ou multifilamento encalhado. Têm elevada elasticidade e resistência à tracção. Têm grandes desvantagens, tais como o facto de terem pouca segurança de cancelamento e rigidez.

Quanto às técnicas de sutura, estas podem ser descontínuas ou contínuas. Dentre as descontínuas as mais utilizadas são: ponto simples, ponto simples invertido, U horizontal, U vertical ou Donatti, ponto em X e ponto em X interno.

Estão nesse grupo as pinças Allis, pinças Babcock, pinça Collin, pinça Duval.

Pinça adson para que serve? A Pinça Adson é utilizada em cirurgia para apreensão de tecidos moles durante os procedimentos cirúrgicos da sua clínica ou hospital. Além disso, o uso da Pinça Adson Instrumental Cirúrgico, facilita o procedimento enquanto o cirurgião manipula outros instrumentos.

DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento. EXÉRESE: É a retirada do objetivo cirúrgico.

Utilizada para segurar o carbono no teste de oclusão.

PINÇA DE ROCHESTER
É utilizado para o pinçamento de tecidos mais rígidos ou em maior volume, como pinçamento em massa de vasos e ligamentos em cirurgias pélvicas.