Quais são os instrumentos usados na exérese?

Perguntado por: ileiria9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os instrumentos auxiliares mais utilizados são os afastadores de Farabeuf, de Doyen, de Gosset, de Finocchietto, de Volkmann, pinça de Backaus, de Allis, de Kocher e de Mixter (Figura 4).

Instrumentos para Síntese
Resumidamente este grupo é responsável pelo processo de fechamento da ferida cirúrgica, composto pelas agulhas de sutura, porta agulhas, uma ênfase nas fitas adesivas de pele, grampos e fios cirúrgicos.

Na síntese cirúrgica, faz-se uso de agulhas, pinças e fios.

É feito com anestesia local e normalmente é uma técnica ambulatorial. O dermatologista, ao medir a área a ser removida, inclui uma margem de segurança. Em seguida, limpa a região tratada e aplica uma injeção com anestésico local e vaso constritor.

A incisão é feita com bisturi ao redor da lesão, onde deve-se deixar uma margem de segurança para que seja retirada por completa a lesão. O cirurgião já pensando em um diagnóstico, saberá qual é esta margem de segurança, uma vez que cada lesão em especial possui a sua. Aí essa lesão é dissecada e removida.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

EXÉRESE – Tempo cirúrgico em que é realizada a remoção de uma parte ou totalidade de um órgão ou tecido, visando o diagnóstico, o controle ou a resolução da intercorrência.

PINÇAS - As utilizadas para a síntese são as pinças de dissecção: anatômica que não possui dentes na extremidade e portanto são menos traumatizantes ao apreenderem as bordas, e a pinça dente de rato que possui dentes na sua extremidade e portanto favorecem melhor apreensão.

Confira os tipos de fios de sutura:

  • Fio 6-0: Mais fino. Utilizado em face e áreas com importância estética.
  • Fio 5-0: Utilizado em suturas da mão e dedos.
  • Fio 4-0: Utilizados para reparo de extremidades proximais e tronco.
  • Fio 3-0: Fio de grande calibre, utilizado para planta do pé e escalpo.
  • Fio 2-0: Couro cabeludo.

PINÇA DE KOCHER RETA
Foi inicialmente idealizada para hemostasia, porém, por ser muito traumatizante, é mais utilizada para ocluir órgãos ocos que serão excisionados ou para tracionar aponeuroses, pois os dentes de sua ponta conferem estabilidade na tração das estruturas apreendidas.

Tipos de pinças cirúrgicas e suas funções

  • Pinça de Adson. A pinça de Adson é indicada para manipulação de tecidos delicados, como a pele, e pode ter dois tipos de ponta: dentada ou lisa. ...
  • Pinça de Allis. ...
  • Pinça Kocher. ...
  • Pinças hemostáticas traumáticas. ...
  • Pinças hemostáticas não traumáticas. ...
  • Outras pinças cirúrgicas.

MESA AUXILIAR CIRÚRGICA GRANDE: • Luva estéril. Capote estéril. Bandeja antissepsia. (cuba rim, cuba redonda, pinça de antissepsia) • Bacia estéril.

O dermatologista medirá o tecido afetado junto a uma margem de segurança para retirada da lesão, na sequencia higieniza-se o local e aplica-se uma injeção com anestesia e vaso constritor. A partir disso a lesão é retirada, sendo o material enviado para análise.

Biópsia excisional (exérese): A biópsia excisional ou exérese é a retirada total da lesão de pele e é indicada para tumores em geral e nas lesões melanocíticas, pois tem o intuito diagnóstico e geralmente terapêutico.

É um procedimento cirúrgico que envolve a remoção de tecido anormal ou lesão e o fechamento da ferida resultante com suturas. Este procedimento é realizado para tratar uma variedade de condições, incluindo cânceres, tumores, cistos, lesões cutâneas e muito mais.

A exérese de nódulo de mama costuma ser um procedimento simples e rápido, com duração média de 1 hora, variando conforme a complexidade de cada caso.

DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento. EXÉRESE: É a retirada do objetivo cirúrgico.

- Procedimento cirúrgico realizado sob anestesia local, com o objetivo de remoção da lesão atípica, devendo o fragmento de pele ser encaminhado para exame anatomopatológico para esclarecimento diagnóstico.

Tradicionalmente, o conjunto é composto por cordas, sopro e percussão, divididos por naipes — subgrupos de instrumentos iguais ou da mesma família. Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.

Dessa forma, para entrar no curso de instrumentação cirúrgica a única exigência é concluir o ensino médio. Ou seja, não é necessário fazer faculdade e, muito menos, uma graduação em Medicina. No entanto, há outros caminhos e funções na área da saúde para ingressar na área, como fazer uma graduação em Enfermagem.

Por sua vez, materiais cirúrgicos são ferramentas usadas especialmente na realização de cirurgias, como na cirurgia do nariz , por exemplo.