Quais são os instrumentos que os indígenas usam e como compõe as suas músicas?

Perguntado por: naguiar7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Eles imitam os sons dos pássaros, do vento, da chuva, da vegetação e com suas mãos fazem os instrumentos musicais. Utilizam cabaças e sementes, fibras de plantas, gravetos, peles de animais etc. Dão o nome de tambores, maracás, reco-reco, pau-de-chuva, flauta de bambu e muitos outros.

As músicas indígenas são ligadas desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

Muito comum entre a população indígena de todo o território brasileiro, o maracá tem a companhia de outros instrumentos semelhantes a ele: o para-cá, o chuatê e o yaxsã-ga. Por sua vez, os chocalhos indígenas ganham versões bem parecidas como o mutomburé, o cutõe e o cotecá.

Para acompanhar o Canto, os Povos Indígenas usam Instrumentos Musicais característicos, como a maraca, o tambor, o chocalho, a flauta, o guizo, o apito etc. Os pés são usados para marcar o pulso.

Os instrumentos musicais estão divididos em três grandes grupos: percussão, sopro e cordas. Além desses, há também instrumentos musicais eletrônicos.

Resposta: São exemplos de instrumentos musicais indígenas que imitam sons da natureza: ocarina, apito, flauta de pan imitam sons de pássaros e o pau de chuva produz um som semelhante ao barulho feito pela chuva.

Quais são os tipos de instrumentos musicais

  • Instrumentos de corda ou cordófonos.
  • Instrumentos de sopro ou aerófonos.
  • Instrumentos de percussão ou membranófono.
  • Idiofones.
  • Eletrofones.

Melodia, ritmo e harmonia. Esses são os três elementos da música que formam o estilo.

A dança é, para os índios, a maior expressão de espiritualidade, junto com a música ela desempenha um papel importante, pois através dela os povos indígenas podiam preservar grande parte de suas memórias e tradições. As danças e músicas fazem parte de cerimônias no cotidiano indígena.

Entre os instrumentos mais utilizados estão vários tipos de instrumentos de sopro (trombetas e trompas, como o shofar, flautas, oboés), percussão (tambores, sistros e crótalos) e cordas (como liras, cítaras e harpas).

Último censo do IBGE registrou quase 900 mil indígenas no país; dados serão atualizados em 2022 — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Um instrumento musical é um objeto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.