Quais são os instrumentos de origem indígena?

Perguntado por: azagalo3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os instrumentos de sopro, por exemplo, são chamados de arandi, bedebo, buê, cidupu, dasmae, dianari, mingo, peripinacuari, tipi, tintabri, ualri, uruá e yasmecerene, entre outras denominações.

Nessa categoria podem ser incluídos – além dos tambores, bastões de ritmo, reco-reco e chocalhos – o próprio corpo humano, pela utilização de pés, mãos e outras partes do corpo.

Entre os instrumentos utilizados por eles, destacam-se os tambores (tãpo) e a flauta de tipo sõkari, que acompanham suas canções, danças e rituais.

A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, sendo empregada em todos os rituais religiosos. As músicas indígenas são ligadas desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura.

As técnicas de caça e pesca empregadas tradicionalmente na região – a caça com arcos, flechas e zarabatanas; a pesca com anzóis e armadilhas – são, no geral, consideradas não intrusivas. Ou seja, elas não modificariam, segundo os índios, o comportamento dos animais.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

Alguns exemplos são:

  • Afoxé;
  • Agogô;
  • Castanhola;
  • Chocalho;
  • Pandeiro;
  • Tambor;
  • Tamborim;
  • Triângulo.

O berimbau é um instrumento de corda que possui apenas duas notas, pois ele é ritmado, surgiu em Angola com o nome de hungu, e vieram a serem utilizados e montados por escravos aqui no Brasil, para as acrobacias dos capoeiristas.

Mede cerca de dois metros e, geralmente, é feita de bambu, composta por dois tubos sem furos atados de tamanhos diferentes, soprados de forma alternada. Infelizmente, a espécie de bambu utilizada na confecção dessas flautas não mais existe na região. Por isso, outros materiais como o PVC foram usados.

As produções indígenas mais comuns à maioria das etnias brasileiras são: cerâmica, pintura corporal, máscaras, cestaria e arte plumária.

No Brasil, o instrumento aparece em gravuras de Debret em torno do século XVI, onde famílias indígenas do Rio de Janeiro o utilizavam para cerimônias. Chocalho é um instrumento que emite sons a partir de vibrações, são chamados de “idiofones”.

A flauta de pã andina é conhecida como siku pela comunidade Aimará, como antara pelos Quíchuas e como zampoña pelos espanhóis. Os sikus mais fidedignos ou "puros" são tocados em escala pentatônica, mas existe uma característica comum de tocá-los: em par.

7 – Bansuri. Se trata de uma flauta transversal feita de bambu e com seis ou sete orifícios. É um instrumento grande, de 40 cm até um metro de comprimento. Tem origem indiana e papel importante na cultura folclórica.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

Influência na música
Muitos instrumentos de sopro e de percussão tiveram início nas flautas nativas dos índios e nos chocalhos que conseguiam criar ritmos percussivos. Além disso, apitos e tambores também sempre foram muito usados pelos indígenas.