Quais são os inimigos da voz?

Perguntado por: sbarros9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Na lista estão alimentos condimentados, leite e derivados, chocolates, achocolatados, café, chá preto, bebidas alcoólicas, poluição, poeira, ambientes ruidosos, choque térmico, abuso vocal, refluxo gastroesofágico, pastilhas e sprays para a garganta, entre outros.

Bebidas geladas e álcool prejudicam a garganta. Chocolate e leite em demasia deixam a saliva mais viscosa, provocando pigarro. Já alimentos de difícil digestão podem provocar refluxo e irritação. Em excesso, a cafeína associada à alta temperatura pode desidratar as pregas vocais.

O ideal sempre é optar por ingerir água. Alimentos pesados e com condimentos podem fazer mal à voz, como o chocolate, o café e bebidas alcoólicas. O melhor é optar por alimentos leves e com proteínas e também beber muita água para hidratar as cordas vocais.

As frutas cítricas, ricas em vitamina C e antioxidantes, são alguns dos melhores alimentos para a voz. Além disso, limão, laranja e companhia garantem que a garganta permaneça hidratada, o que também é essencial.

  1. Aqueça a sua voz antes de cantar. ...
  2. Tenha uma noite de sono para cantar bem. ...
  3. Tenha uma boa postura para cantar. ...
  4. Faça exercícios regularmente. ...
  5. Parar de fumar para cantar melhor. ...
  6. Evite excessos: deixe sua voz descansar. ...
  7. Proteja as cordas vocais do frio. ...
  8. Consulte um otorrinolaringologista ou um especialista em foniatria.

A primeira transformação evidente que a voz sofre ocorre na passagem da infância para a adolescência. Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.

Este envelhecimento é provocado pela ação natural do desenvolvimento do organismo onde há o engrossamento das cordas vocais, a redução de movimentos das articulações, alterações hormonais e emocionais, maus hábitos, calcificação das cartilagens, atrofia da musculatura laríngea e a perda da capacidade pulmonar.

As melhores escolhas são os chás de flores e frutas, camomila e erva-doce. O mel e o limão também são muito indicados quando o assunto é o que comer para ter uma voz boa para cantar.
...
Outras frutas recomendadas para melhorar a voz são:

  1. Uva;
  2. Laranja;
  3. Melancia;
  4. Pêra e;
  5. Morango.

Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes
Alimentos muito quentes ou muito gelados podem aumentar a irritação da garganta e piorar a rouquidão, por isso deve-se evitar as temperaturas muito extremas, dando preferência a alimentos e bebidas mornos ou à temperatura ambiente.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

Resumindo O café ou qualquer bebida a base de cafeína, ingerida em excesso, desidrata as pregas vocais e causam queimação no estômago, podendo chegar às pregas vocais e causar rouquidão e irritação, forçando ainda mais a musculatura.

Sobre o consumo do ovo cru, a fonoaudióloga explica que esse alimento possui propriedades anti inflamatórias, mas não há nada na literatura que comprove a eficácia do consumo de ovo para quem deseja cantar bem. A Fonoaudiologia é uma ciência que estuda a fala e a audiologia.

Portanto, a água gelada não entra em contato com as cordas vocais, não podendo agir diretamente lá. Tem gente que deve estar pensando: “Nossa, mas sempre quando eu bebo gelado, eu fico um pouco rouco”. Então, a explicação não é de que o gelado está fazendo mal para as suas cordas vocais.

Exercícios De Dicção

  • Aqueça A Língua. Com este exercício, você vai aquecer os músculos do rosto e da língua, o que ajuda bastante na dicção. ...
  • Ponha Uma Rolha Na Boca. Este exercício é excelente para algumas pessoas que têm problemas com encontros consonantais, como em Petrobrás ou problema. ...
  • Estale A Língua. ...
  • Vibre Os Lábios.

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.

Exercício para relaxar a garganta
O exercício é o seguinte: usando a sílaba “nhe”, um som que traz nossa voz pra frente, devemos erguer um pouco a cabeça, como se estivéssemos bebendo um copo d'água. Nessa posição, dificilmente contraímos algum músculo dessa região.

Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…