Quais são os ingredientes da mortadela Perdigão?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Carne Mecanicamente Separada De Ave, Gordura Suína, Pele Suína, Amido, Água, Proteína De Soja, Sal, Miúdos Suínos (Pode Conter Fígado, Língua, Rim E/Ou Coração), Carne Suína, Açúcar, Soro De Leite, Ovo, Pele De Ave, Alho, Aromatizantes: Aroma Natural De Fumaça, Aromas Naturais (Com Pimenta) E Aromas Idêntico Ao Natural ...

A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal. Essa mistura da carne, junto aos demais ingredientes, é embalada em bexiga de porco ou boi para ser cozida em um forno grande.

Ceratti

Ceratti é eleita melhor mortadela pela terceira vez consecutiva.

A variedade prebiótica de mortadela criada na Unicamp contém 6,58% de fibras e teor reduzido de gordura. A receita inclui a fibra inulina, capaz de reduzir o colesterol.

De tempos em tempos surgem boatos que a mortadela nacional é feita com carne de cavalo. Alguns boatos vão mais longe: hamburgers produzidos em grandes redes de fast food também estariam sendo produzidos com cavalos. Mesmo não havendo restrição do ponto nutricional, estas histórias são falsas.

Ingredientes: Carne mecanicamente separada, aves, carne peru, carne bovina, toucinho, água, sal, amido, nitrito de sódio.

A mortadela tradicional, que é chamada de bolonha, é feita apenas de carne bovina, suína e temperos – nada mais. A proporção das carnes é de 70% bovina e 30% suína.

Não contém lactose com o Alimento: Mortadela Bolognella Ouro Perdigão -

Na Itália, a mortadela de cavalo é uma especialidade do Lácio, região em que se encontra Roma. É um produto caro, feito por artesãos locais. Não existe razão para se comer boi e ter nojo de carne de cavalo.

A crença popular de que cavalo velho vai para a fábrica de mortadela é pura lenda. No Brasil, a mortadela tradicional é um embutido feito à base de carnes suína e bovina. Sempre que carnes diferentes – como peru ou frango – entram na receita, a lei exige menção na embalagem.

A organização mundial da saúde (oms) afirma que o consumo excessivo de alimentos embutidos e processados como salsicha, presunto, salame e mortadela aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer colorretal.

A última categoria é a “mortadela tipo bologna” – uma categoria criada basicamente para confundir o consumidor. A inclusão da palavra “tipo” muda tudo. Ela é quase tão ruim quanto as piores mortadelas, mas com um limite máximo de 20% de carne mecanicamente separada.

Resquícios de ossos, ou cartilagem (ou Deus sabe lá o quê) E, por isto, digo sem titubear: "A mortadela Fricó é a pior mortadela do Brasil! Comam a da Sadia, Seara, mesmo até a da Copacol, e verão como a Fricó é omissa, quanto a excelência da matéria prima no tocante ao seu produto.

A grande quantidade de sódio presente nos embutidos pode causar o aumento da pressão arterial e possibilitar um diagnóstico de hipertensão. Além disso, por conter gorduras saturadas, pode causar a obstrução das artérias.

Alimentos gordurosos e embutidos podem causar desconforto
Alimentos com muita gordura (como batata frita, ovos e queijos) e os embutidos (linguiça, salame, presunto e mortadela) também fazem parte da lista de vilões para a hora do jantar.

“A salsicha é um alimento industrial, mas tem salsicha muito boa, tem salsicha maravilhosa. A linguiça é mais a carne moída dentro da tripa”, explica o chef.

Segundo o relatório, consumir 50gr de embutidos diariamente aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. Parece muito, mas não é, 50gr correspondem a cerca de quatro fatias de presunto ou mortadela ou a uma salsicha por dia. Boa parte dos brasileiros consomem mais do que isso.

Feita a partir da emulsão das carnes de uma ou duas espécies de animais de corte, a salsicha pode ou não conter a carne mecanicamente separada (CMS), um subproduto desses animais, que nada mais é que uma mistura feita à base de cartilagens e outras partes dos animais (carcaças de aves, bovinos e suínos).

"O gosto da carne de cachorro é similar ao da de carneiro, é muito suculenta e, se preparada corretamente, é muito gostosa, acrescenta ele.